fbpx

Que venha o Chile!

Por Joseval Andrade

Tive o prazer de conhecer o Chile, em abril deste ano, numa excursão de gala, oferecida pelo grupo Educacional Kroton, ao Colégio Opção. O prêmio foi em razão do Opção ter sido o melhor pólo da Unopar na Bahia, terceiro do Norte/Nordeste e ficar classificado entre os 50 melhores do Brasil, no meio de 500 pólos existentes.

Os melhores guias nos orientaram em belos e agradáveis passeios, oferecidos inteiramente grátis pela Kroton ao Opção/Unopar, justamente por esse desempenho. Aproveito da oportunidade para relatar o que me chamou a atenção no Chile, justamente às vésperas do jogo Brasil e Chile, quando os dois países jogam, em oitavas de final, a sua permanência na Copa do Mundo.

Santiago, capital do Chile, é a maior cidade do país. São 7,1 milhões de habitantes, o que representa 43% da população do Chile. Ali estão instaladas 38, das 54 universidades existentes no país.

A cidade de Santiago é composta de 37 bairros, chamados de “comunas”. Verdadeiros municípios, administrados por uma espécie de “prefeitos”, nomeados pelo Presidente da República. São muitos edifícios, com arquitetura vanguardista, inclusive, está localizado ali o maior prédio da América ao Sul (68 andares). Um detalhe: por causa dos constantes terremotos, esse edifício foi construído para suportar oscilações, isto é, pode balançar em até 1,5 metros para qualquer um dos lados.

Veja algumas das particularidades de Santiago do Chile:

* Cordilheira de Los Andes fica a 3.030 metros acima do nível do mar. Para se chegar ao topo, passamos por 61 curvas, todas numeradas. Na parte mais alta, existe uma pequena cidade turística. No inverno, a única pista, (mão e contra mão) fica coberta de gelo. Por causa disso, os carros, mesmo com correntes nos pneus, provocam inúmeros acidentes.

* Em Santiago bebe-se água de excelente qualidade, que jorra de torneiras espalhadas por toda a cidade. A água vem da Cordilheira dos Andes. Os guias turísticos chamaram a atenção para que, no primeiro dia, se consumisse pouca água. É que, a grande quantidade de minérios poderia causar dores de estômago.

* Santiago é conhecida pela inúmera quantidade de batedores de carteira que agem no centro comercial e, também, nos shoppings. Contudo, não é comum o roubo (tirar o alheio com violência ou grave ameaça). É comum o furto (tirar sem que a vítima perceba)

* Na capital chilena, o consumo de droga é mínimo, com 2 gramas de cocaína o sujeito é considerado traficante. Não existe o crack, mas a maconha é comum, inclusive algumas pessoas chegam a plantar a erva em casa.

* Existem 52 presídios de propriedade particular, a vantagem é que os presos são obrigados a trabalhar. Do que ganham, metade vai para a família e a outra metade é depositada em uma conta corrente, para quando saírem da cadeia.

* Todo trabalhador pode comprar sua casa própria, pagando até 10% do salário, cujo mínimo é o equivalente à R$ 1.700,00 (750 dólares). Quanto à religiosidade, a maioria da população é de católicos, cerca de 80%, 10% de evangélicos e os 10% restantes não definem qual religião professam.

* Os estacionamentos são particulares e subterrâneos, consequentemente, as ruas e avenidas são largas. A velocidade máxima permitida é 120 km/hora, e os carros que circulam são importados. Um Corola 0 km, por exemplo, custa 6.000 dólares (R$ 13.500,00).

* Carro pequeno é chamado de BUSETA. Por causa do baixo valor comercial dos carros, existem poucas motos e bicicletas. Durante o percurso turístico, só vimos quatro delas, durante todo o percurso.

* Em Santiago, só existe ensino gratuito até o 2º grau, todas as faculdades são particulares, contudo é oferecido crédito aos alunos carentes, algo parecido ao nosso FIES. Um detalhe, não existe vestibular, o aluno entra na faculdade de sua preferência, apenas exibindo a certidão do 2º grau.

* Existem 30 fábricas de vinho, do momento em que a uva sai do pé até o vinho pronto, dura 6 meses, em média, mas esse vinho só pode ser comercializado depois de zerado o todo o estoque da safra anterior. Um litro de vinho custa menos que uma lata de leite, aproximadamente um dólar. Uvas grandes são para sobremesa e uvas pequenas é que produzem bons vinhos.

* Na praia de ACAPULCO, em Viña Del Mar, a temperatura era de 30º. As pessoas tomavam sol de roupa normal, calça jeans, vestidos, bermudas etc. Nada de biquíni. Vale dizer que no lugar, o sol vai até às 20:00 horas, a água do mar tem uma temperatura entre 7 e 9 graus o ano inteiro, Na região, existe muita área verde e cinco campos de golfe.

* O almoço é servido entre 15 e 16 horas e o café da noite, por volta das 21 horas. O Chile e a Bolívia não têm, entre si, relações diplomáticas, já há algum tempo, coisa que não acontece com os brasileiros. Chamou atenção os termos “Ho moço” significa desonesto, malandro. Pedir uma colher no restaurante significa pedir para fazer sexo.

* VALPARAÍZO: Em espanhol significa “vai ao paraíso”. Fica a 120 km de Santiago, é uma cidade linda, belas construções a beira-mar nas águas do Oceano Pacífico.

Por pouco, não presenciamos um incêndio em alguns de seus morros, dos 42 existentes, Isso por causa da falta de chuva. Estava bem seco e ventava muito. Estivemos no lugar uma hora antes do fogo. Cerca de 3.000 casas foram destruídas, aproximadamente 15.000 pessoas desabrigadas, outras morreram queimadas. A área devastada pelas chamas foi de aproximadamente 1.000 hectares.

VIÑA DEL MAR: Província localizada há 15 km de Valparaízo, que é a quinta região do Chile. O município vive do turismo e possui algumas das melhores e mais belas praias do país. Por isso atrai muitos turistas, é um dos balneários favoritos dos chinelos, com excelentes hotéis e diversas áreas verdes. O mar é gelado o ano inteiro.

Se gostou das informações do texto, não fique só pra você, repasse aos seus amigos.