fbpx

Fundaçao de Saúde adquire moderno aparelho de Raio-X

Com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados à população, a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), que administra o Hospital Municipal Esaú Matos, investe na atualização dos equipamentos voltados para os diagnósticos de patologias. Recentemente, por exemplo, o Esaú Matos foi contemplado com a aquisição de um aparelho de Raio-X moderno, com a qualidade superior ao que estava sendo utilizado pela instituição.

O novo equipamento, avaliado em R$80 mil, alia dois pontos essenciais para o tratamento: agilidade e segurança. Por ser portátil, o aparelho é manipulado no próprio leito, o que evita os possíveis riscos causados pelo transporte dos pacientes em estado grave, como a dor e o desconforto. Ao mesmo tempo, é utilizado para o controle de procedimentos invasivos, como a intubação orotraqueal, que tem a função de monitorar o posicionamento correto do tubo traqueal.

De acordo com o anestesiologista Plínio Vasconcelos, esse investimento foi importante para manter a qualidade dos procedimentos realizados no hospital. “É um reforço, já que garante a precisão de procedimentos e diagnósticos”, afirmou o médico.

Plínio Vasconcelos, anestesiologista

Segundo o coordenador de Enfermagem do Esaú Matos, Gustavo Cabral, cerca de 350 crianças – mensalmente – são beneficiadas com o serviço. “Instrumentos mais atuais facilitam os tratamentos, além de trazer mais segurança. Nesse caso, como exemplo, as crianças são expostas a menos radiação por se tratar de um equipamento novo”, explicou.

Gustavo Cabral, coordenador de Enfermagem

Referência – A ala pediátrica do Hospital Esaú Matos possui 27 leitos para internamentos, berçário de lactentes e Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h em regime de plantão, oferecendo atendimento em sete especialidades da pediatria: clínica, hematologia, oncologia, endocrinologia, pneumologia, homeopatia e gastroenterologia.

O hospital atende não só os moradores conquistenses, mas também uma população superior a 2 milhões de habitantes que residem em 76 municípios baianos e em 12 cidades do estado de Minas Gerais. Texto e fotos: Secom PMVC