fbpx

Política Nacional de Resíduos Sólidos: aterro sanitário

Desde 2009, a Prefeitura solucionou o problema da destinação final do lixo, com a construção de um dos maiores e mais modernos aterros sanitários do país

Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são encaminhadas ao aterro sanitário

Respeitar o meio ambiente e a saúde da população. Esse é um dos principais compromissos traçados pelo Governo Municipal que, para mantê-lo, vem trabalhando assiduamente e de forma prática. Prova disso é o aterro sanitário do município. Construído em 2009, o equipamento constitui um dos maiores e mais modernos aterros sanitários do país, cuja estrutura conta com todo suporte necessário para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade. O investimento aplicado foi de R$ 1,4 milhão.

A partir da construção desse importante equipamento público, solicitado pela população nas plenárias do Orçamento Participativo (OP), o município se adequou, antecipadamente, ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n° 12.305/2010. A norma proíbe a formação de lixões a céu aberto e determina que as prefeituras construam aterros sanitários. O prazo instituído para a adequação das cidades à lei se encerra no próximo dia 2 de agosto, e Vitória da Conquista faz parte do grupo de municípios – por volta de 50%, segundo a Confederação Nacional dos Municípios – que conseguirá, de forma integral, cumprir o estabelecido.

Um dos aspectos mais importantes do aterro sanitário de Vitória da Conquista é o processo de cobertura das células

‘Processo’ – Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são encaminhadas ao local. Todos os resíduos são aterrados em área específica. O processo é desenvolvido de forma eficiente e segura.

As comunidades que moram no entorno do aterro sanitário não apresentam queixas com relação à presença de moscas, urubus ou de mau cheiro. A cobertura adequada do lixo e a constante vigilância dos técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, preparados após um curso de capacitação, afastaram tais transtornos da área.

Um dos aspectos mais importantes do aterro sanitário de Vitória da Conquista é o processo de impermeabilização das células nas quais o lixo é depositado, medida que impede a contaminação dos lençóis freáticos. “Todo processo é calculado para o trato do lixo, desde a drenagem do chorume até a cobertura com camada de terra”, explicou o coordenador municipal de Limpeza Pública, Hildebrando Silva.