fbpx

Povoado de Itaipu comemora novo Posto de Saúde

O novo posto foi reformado com recursos do Tesouro Municipal e dispõe de dois consultórios, sala de espera, sanitários e depósito

A aproximadamente 27 km da sede de Vitória da Conquista, o povoado de Itaipu esteve em festa na tarde dessa quinta-feira, 3, com a entrega do novo posto de saúde, que servirá de apoio para o atendimento da Equipe de Saúde da Família (ESF) da Roseira, que atende a localidade. O evento contou com a presença da comunidade; do vice-prefeito, Joás Meira e demais integrantes do Governo Municipal; e de diversas autoridades municipais, entre elas, os vereadores Fernando Vasconcelos, Ricardo Babão, Florisvaldo Bittencourt, Adinilson Pereira e Irma Lemos.

Ana dos Santos e Maria Celma Teixeira, agentes comunitárias de saúde do povoado de Itaipu

Reformado com recursos do Tesouro Municipal, o novo posto dispõe de dois consultórios, sala de espera, sanitários e depósito. No espaço, serão atendidos os integrantes das 230 famílias cadastradas pela ESF da Roseira. “Hoje é um momento de muita alegria, pois ganhamos um local ainda mais adequado para o atendimento da comunidade. O posto, agora, ficou uma maravilha”, comemorou uma das agentes comunitárias do povoado de Itaipu, Ana dos Santos Oliveira.

A entrega do posto é apenas mais uma ação do Governo Municipal em prol do homem do campo. “Em todos os lugares da zona rural pelos quais andamos, podemos ver a atuação da Prefeitura, com serviços como a manutenção de estradas, a construção de escolas e postos de saúde, a garantia de transporte escolar. E em Itaipu não é diferente. A entrega desse posto é mais uma demonstração do compromisso do Governo Municipal com a saúde e com esta comunidade”, disse o vice-prefeito, Joás Meira.

Zenilde Soares

Irisvaldo Moraes

Essa atenção é reconhecida pelos moradores e fortalecida com a participação popular. “O Governo Municipal sempre teve um olhar especial para a nossa comunidade e, hoje, temos mais um motivo para agradecer e dizer que valeu a pena. Agora, temos um posto de saúde com a qualidade que merecemos”, salientou a delegada do Orçamento Participativo (OP) que representa o povoado de Itaipu, Zenilde Soares.

O presidente da Associação de Moradores do Povoado de Itaipu, Irisvaldo Moraes, também enalteceu a reforma. “Este novo posto que foi construído aqui, para mim, é o mais bonito de toda a região. Vamos cuidar muito bem dele”, destacou Irisvaldo. A opinião compartilhada pela moradora do povoado, Vânia Leite: “agora, o atendimento da equipe será maravilhoso”.

Vânia Leite

A vereadora Irma Lemos também ressaltou a importância do novo equipamento, uma vez que ele garante a assistência em saúde para a comunidade. “Por isso, temos que agradecer por mais esta ação em favor da saúde, da vida. Parabéns a comunidade e ao Governo pela iniciativa”, disse.

Ao disponibilizar o atendimento da Equipe de Saúde da Família em Itaipu, não é necessário que a comunidade se desloque até o povoado de Roseira, onde fica localizada a Unidade sede. “Desde 1997, o Governo Municipal oferta o atendimento em saúde na zona rural. Para acolher ainda mais a comunidade e oferecer melhores condições de atendimento para as equipes de saúde, estamos construindo postos de saúde como este em diversos povoados”, explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Márcia Viviane de Araújo

No dia 10 de julho, próxima quinta-feira, será a vez da entrega do posto de saúde do povoado de Velame, a partir das 15h.