fbpx

Vitória da Conquista sedia Conferência de Saúde

1ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizada em Vitória da Conquista

Durante o evento, está sendo discutida a Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores e serão eleitos delegados para a Conferência Estadual

Com os objetivos de discutir a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), Portaria Federal GM/MS nº 1.823/2012, e escolher delegados para a IV Conferência Estadual de Saúde voltada para esse público-alvo, Vitória da Conquista está sediando a 1ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, que teve início nessa quinta, 10, aconteceu até à tarde desta sexta-feira, 11, no auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Francisco Silva

O evento faz parte da última etapa de pré-conferências que aconteceram nas nove macrorregiões de saúde da Bahia. “Esta é uma oportunidade única para discutirmos a PNSTT na Bahia e também de contribuir para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Francisco Silva, representante da Comissão Estadual da IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.

Jorge Geraldo

O coordenador de comunicação do Conselho Estadual de Saúde (CES), Jorge Geraldo de Jesus destacou que este é um momento em que a participação social no SUS é fortalecida. “Estamos aqui para contribuir para implantação do PNSTT na Bahia, pois esta é uma política que valoriza e protejo o trabalhador e trabalhadora”, assegurou.

Karoline Rebouças

Opinião compartilhada pela diretora da 20ª Diretoria de Saúde (Dires), Karoline Rebouças: “o que nós buscamos aqui hoje é promover e ampliar às ações de saúde do trabalhador”.

Fernando Vasconcelos

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, ressaltou a contribuição que o evento proporcionará: “tenho certeza que daqui sairão propostas que serão discutidas tanto em nível Estadual quanto Nacional e de que as mesmas contribuirão para o fortalecimento do PNSTT”.

Ailton Reis

Isso é o que também acredita o representante dos Sindicatos dos Rodoviários, Ailton Reis. “É importante que as discussões apresentadas aqui possam chegar aos trabalhadores e que todos nós que estamos participando sejamos multiplicadores dessa política”, ressaltou.


Márcia Viviane de Araújo

Iniciativa municipal – Durante a abertura, a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, que representou o prefeito Guilherme Menezes, lembrou a importância de sediar o evento no ano em que o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) completa 10 anos. “Foi pensando na prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores que o Governo Municipal implantou o Cerest, que atendia Vitória da Conquista e toda microrregião. Hoje, com as novas reformulações estaduais, o serviço passou a atender a macrorregião, dando todo o suporte necessário ao PNSTT”, destacou.


Coral do Cerest

Ainda em referência aos 10 anos do Cerest durante o evento, foi realizada uma apresentação do Coral do serviço que faz parte do projeto “Não se espante, Cante”. Por meio dessa iniciativa – da qual fazem parte usuários, familiares e trabalhadores do serviço – é realizada terapia por meio da música.