fbpx

Bahiagás abre licitação: gasoduto Sudoeste

A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) acaba de publicar no Diário Oficial do Estado, a abertura do processo licitatório para a realização do projeto executivo destinado ao estudo de viabilidade da construção do Gasoduto Sudoeste, que terá aproximadamente 300 quilômetros de extensão e 10 polegadas de diâmetro. 

De acordo com o diretor-presidente da Companhia, Luiz Gavazza (foto), será o maior gasoduto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil. O estudo tem o valor estimado em cerca de R$ 7 milhões e a obra um total R$ 430 milhões.O gasoduto ligará os municípios de Ipiaú, no sul do estado, a Brumado, passando por Jequié e Maracás, no centro sul, entre outros. A construção irá contribuir para o desenvolvimento da região com o atendimento aos setores de mineração, industrial, comercial e automotivo.

A expansão da Bahiagás, segundo Gavazza, faz parte da diretriz estratégica de interiorização do gás natural. O processo foi iniciado no sul do estado em 2010 e, no ano passado, iniciadas as obras do Gasoduto Itabuna-Ilhéus, com perspectiva de finalização no início de 2015.

No extremo-sul, a Companhia passou a fornecer gás natural no município de Eunápolis, em 2011. No ano seguinte, em Mucuri, no sul, atendendo às duas maiores empresas do segmento de celulose da Bahia.