fbpx

Câmara lamenta morte do ex-prefeito José Pedral Sampaio

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista lamenta profundamente a morte do ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Fernandes Pedral Sampaio, ocorrido na tarde desta terça-feira (16), no Hospital Samur.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista lamenta profundamente a morte do ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Fernandes Pedral Sampaio, ocorrido na tarde desta terça-feira (16), no Hospital Samur. Ele havia passado por uma cirurgia recente para retirada de três tumores no abdome e estava fazendo quimioterapia. Seu quadro clínico se agravou após complicações renais. Pedral tinha completado 89 anos no dia 12 de setembro último.

A Câmara Municipal disponibilizou o plenário para realização do velório de Pedral Sampaio, mas a família decidiu-se pelo Memorial Régis Pacheco, cedido pela Prefeitura Municipal, pois Régis Pacheco foi ‘padrinho político’ de Pedral. A sessão legislativa que seria realizada nesta quarta-feira (17) foi suspensa por decisão da Mesa Diretora.

Trajetória

Líder político por mais de 20 anos, Pedral Sampaio era filho do engenheiro Sifredo Pedral Sampaio e de Dona Maria Fernandes Pedral Sampaio, e neto do coronel José Fernandes de Oliveira (Coronel Gugé), também líder político por quase 20 anos. Nasceu na residência desse coronel, situada na Praça Barão do Rio Branco, no dia 12 de setembro de 1925. O parteiro foi o médico Régis Pacheco, que futuramente seria padrinho político de Pedral.

José Pedral Sampaio foi diplomado engenheiro civil no dia 11 de novembro de 1949 pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia. Depois de formado entrou para o SESP, na década de 50. Ao deixar o SESP, fixou-se em Vitória da Conquista, a partir de 1954, com escritório de engenharia na Empresa “Construtora Prumo”. Como engenheiro, construiu, entre outros, o Colégio Sacramentinas e o Clube Social Conquista.

O ex-prefeito teve dois casamentos: o primeiro com a professora Maria Lícia, da qual ficou viúvo, casando-se, posteriormente, com sua cunhada, professora Zilda Moura Costa.

O ingresso de José Pedral na política ocorreu em 1958, perdendo as eleições de prefeito para o líder político da época, Gerson Sales. Teve uma expressiva votação neste pleito e se credenciou como alternativa para a oposição nas próximas eleições. Ele era considerado a expressão de transformações profundas por que passava Conquista, e em 1962 disputou e venceu, disparadamente, as eleições municipais contra Jesus Gomes dos Santos. Mas em maio de 1964 foi preso pelo Golpe Militar e teve seus direitos políticos suspensos por 20 anos, quando da edição do Ato Institucional nº 2 pela ditadura militar.

Pedral assumiu a prefeitura em 7 de abril de 1963 e governou o município até 6 de maio de 1964. Na sua curta administração de 13 meses realizou as seguintes obras: construção de chafarizes no Alto Maron e bairro de Olavo; calçamento da Rua do Triunfo; arborização e calçamento da Praça Sá Barreto; convênio com a Coelba, transferindo a esta a antiga “Empresa Municipal de Energia Elétrica”; e calçamento da Rua Plácido de Castro.

Ainda, durante sua primeira gestão, transformou o prédio do antigo “Quartel de Polícia” na atual Prefeitura, e comprou o sobrado de Manoel Fernandes dos Santos Silva (Maneca Santos), transformando-o no “Fórum João Mangabeira”, e Câmara de Vereadores, funcionando no mesmo prédio a “Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho”.

Promoveu, também, a ampliação da Praça da Bandeira com desapropriações e pavimentações, dando-lhe o nome de “Praça Dino Correia” (onde foi construído o Conjunto Comercial do Mercadão na administração de Fernando Spínola), complementação da pavimentação da Lauro de Freitas e acostamento da Avenida Régis Pacheco, adquiriu para o Município o galpão da STER. (Serviços de Terraplanagem de Estradas e Rodagens), empresa que asfaltou a Rio-Bahia no início dos anos 60, no trecho entre Cândido Sales e Vitória da Conquista, lá instalando o almoxarifado da Prefeitura (hoje DESERG), entre outras realizações.

Em 1976, conseguiu eleger Raul Ferraz, que prepararia seu retorno em 1982, quando retornou à cena política. Na década de 80, tornou-se o maior líder político de Conquista até então, ao coordenar a campanha política de Waldir Pires para o Governo do Estado, em 1986, derrotando o candidato de Antônio Carlos Magalhães, Josaphat Marinho. Em 1987 assumiu a Secretaria Estadual dos Transportes.

Retornou à Prefeitura em 1988, para fazer seu sucessor, Murilo Mármore, então presidente da Emurc – Empresa Municipal de Urbanização de Conquista, que administrou o município até 31 de dezembro de 1992. No dia 1º de janeiro de 1993, Pedral Sampaio assumiu a Prefeitura pela terceira vez, após derrotar seu ex-aliado, Raul Ferraz, nas eleições de 1992, administrando a prefeitura de 1993 a 1996.