fbpx

Vitória da Conquista celebra a Semana do Idoso

Professora Aldrina Cândido realizando sorteio

Vitória da Conquista celebra até terça-feira, 30, a Semana do Idoso. Diversas atividades são realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio do programa Vivendo a Terceira Idade, e pelo Conselho Municipal do Idoso. Na tarde dessa terça-feira, 23, professores e estudantes de Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) realizaram atividades com os idosos atendidos pelo programa, abordando temas como osteoporose, sexualidade e nutrição.

Mais de 40 alunos das disciplinas “Saúde do Adulto” e “Metodologia da Pesquisa III”, ministradas no 4º semestre, e “Saúde do Idoso”, ministradas no 8º, realizaram aferição de pressão, teste de glicemia, medição de massa corpórea, além de atividades lúdicas e sorteio de brindes.

Saionara Coutinho

“O objetivo foi trazer orientações quanto à saúde da população idosa que precisa de um olhar diferente dos profissionais de saúde, compreendendo que este cuidado não se restringe ao aspecto saúde, mas também a questão do lazer, do convívio social, pois tudo envolve a saúde”, informou a professora Aldrina Cândido, que promoveu a atividade com as professoras Pollyana Cheles e Roberta Cardoso.

A estudante do 4º semestre de Enfermagem, Saionara Coutinho, esteve no Centro de Convivência pela primeira vez. “Foi ótima a experiência com pessoas mais idosas. Foi uma troca de conhecimento, pudemos transmitir aquilo que temos aprendido na academia e eles foram bem receptivos”, contou.

Flordenice Rodrigues, à direita, e a prima Maria Rosa Novais, à esquerda

Mas não foi só a jovem estudante que compareceu ao Centro de Convivência do Idoso pela primeira vez. “Eu comecei hoje, é a primeira vez que vim. Gostei muito, foi maravilhoso”, revelou Flordenice Rodrigues, de 64 anos, moradora do Alto Maron. Ela foi acompanhada pela prima Maria Rosa Novais, de 72 anos, que já participa do Vivendo a Terceira Idade há algum tempo.

A senhora Carmelita de Oliveira, de 62 anos, moradora do bairro Pedrinhas, que já participa do programa, era só elogio à programação: “Foi maravilhosa. Gostamos. Foi muito bom, muito bom mesmo. Uma tarde divertida. Valeu a pena. Falamos sobre sexo, sobre como nós nos sentimos aqui. Foram assuntos que precisávamos ouvir”.

Carmelita de Oliveira

“Resolvemos antecipar as comemorações e começar as atividades essa semana. Hoje tivemos um encontro maravilhoso com os estudantes da Fainor onde eles trataram sobre saúde de forma lúdica”, comentou a coordenadora do Vivendo a Terceira Idade, Maria Ivone Novais.

Mais atividades – Seguindo a programação, nessa quarta-feira, 24, será realizado o Chá da Tarde, com uma palestra sobre o Estatuto e o Conselho do Idoso e com a participação dos Contadores de História. Na sexta-feira, 26, haverá a Caminhada do Idoso com a participação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e de grupos da terceira idade dos serviços de Referência da Assistência Social no município. A concentração acontece na Praça do Gil, às 8h. Os idosos caminharão até a Praça 9 de novembro, onde serão disponibilizados serviços de saúde, atividades recreativas e o show de calouros com integrantes desses programas.

Ivone Novais

Mostrando todo o vigor deste público, o Conselho do Idoso realiza no domingo, 28, o evento “Idoso em Movimento” que também fará uma pequena caminhada e terá atividades como embelezamento e atividade física. A programação será realizada na Rua Antônio de Souza Salu, Inocoop I, bairro Candeias, em frente à Capela Irmã Dulce.

Finalizando as comemorações da Semana do Idoso, será realizado na próxima terça-feira, 30, o já tradicional Baile da Terceira Idade, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a partir das 16h.