fbpx

Inaugurada UTI Neonatal do Hospital São Geraldo

Na manhã deste domingo, 12, quando se comemora o Dia da Criança, diretores do Hospital São Geraldo inauguram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Inicialmente estão disponíveis para uso imediato os primeiros dez leitos, sendo possível elevar esse número para doze, visando atender a grande demanda de pais e mães da cidade com relação a crianças recém-nascidas.

A UTI Neonatal é considerado um local específico para onde se levam os bebês recém nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, antes das 37 semanas de gestação.

O conceito perinatal levado à altíssima seriedade – abrangendo cuidados com a saúde da mulher, da gestante, no pós-parto, do feto e do recém-nascido – tem nos cuidados com os prematuros uma de suas expressões máximas no tratamento destes bebês tão especiais. As UTIs neonatais conjugam as equipes médicas mais especializadas com tecnologia de ponta, além de agregar importantes inovações da área.
O acompanhamento da gestação e do bem estar fetal, permite um atendimento ainda mais preciso e bem-sucedido por parte desta equipe, que atua com um intensivista neonatal em parceria com o médico da paciente.

A qualidade do cuidado neonatal garante a sobrevivência e também a qualidade de vida destas crianças, com a realização exames que identificam as frequentes alterações no quadro clínico dos bebês.

O apoio e a participação da família nesse momento são de grande importância pois promovem trocas de experiências entre pais, irmãos, avós. São instruções de como cuidar e interagir com o novo membro da família, que contribuem para a resposta do bebê. As mães são motivadas a tocar em seus filhos, a conversar com eles, e passam a ter contatos diretos com a criança. As visitas dos familiares viram comemorações a cada vitória alcançada!

A solenidade contou com momento religioso, além de um café da manhã para parceiros, imprensa, convidados e funcionários do Hospital São Geraldo.