fbpx

Como aproveitar melhor o emprego temporário

Com a proximidade do fim do ano, época de Natal e Ano Novo, aumento nas vendas etc., as empresas buscam trabalhadores para atender toda a demanda do comércio. Dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio) apontam que mais de 130 mil temporários devem ser contratados nesse período. Em 2013, esse número chegou a 129,4 mil.

E é justamente nessa brecha do mercado que o profissional desempregado tem uma ótima oportunidade para transformar o emprego provisório em efetivo. “Ser efetivado no final do contrato temporário deve ser a grande motivação desse profissional e esse objetivo deve ser levado em consideração ainda na busca pela vaga”, ressalta Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

Ele lembra que o currículo é o primeiro contato com o selecionador, e pode ser o grande responsável para abrir ou fechar portas. “Um currículo bem elaborado é essencial e deve conter as principais realizações e resultados obtidos durante a trajetória profissional de maneira clara, objetiva e sucinta”, explica Testa.

Muitas empresas também aproveitam esse período para usar como teste e aumentar o efetivo para o ano seguinte. Em alguns casos, até 50% dos temporários podem ser efetivados. Por isso, a busca pela efetivação deve começar logo no processo seletivo. Como mostra a Pesquisa dos Profissionais da Catho, entre os fatores de maior importância para a contratação do profissional estão as Competências comportamentais, o Desempenho na entrevista e a Experiência técnica anterior relacionada ao cargo.

A maioria das empresas tem dado maior importância aos aspectos comportamentais do profissional, já que deficiências técnicas são mais fáceis de ser contornadas. Portanto, o profissional deve se atentar a isso. “Para a empresa, é mais fácil e mais rápido oferecer ao funcionário um treinamento ou capacitação técnica do que adaptar valores e comportamentos inadequados”, exemplifica o head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

Trabalho temporário X definitivo

Como nem todos conseguem efetivar imediatamente após o término do contrato temporário, destacar-se pode fazer com que o gestor se lembre do funcionário quando a oportunidade surgir.

Veja mais dicas abaixo:

– Ter iniciativa, mostrar interesse pelo trabalho e força de vontade para se manter no cargo;
– Cumpra seus compromissos sempre no prazo determinado;  Mostre-se preocupado com os negócios da empresa, conhecendo seus produtos e serviços;- Destaque-se pela sua educação e desenvoltura no relacionamento com clientes, colegas de trabalho e superiores;- Seja pontual;
– Tome cuidado com a qualidade da comunicação verbal e escrita; – Procure demonstrar agilidade em suas tarefas, mantendo sempre a qualidade;

Edição 2014 Pesquisa Catho

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, e é desde 1988, lançada a cada dois anos. Em 2013 passou a ter publicação anual.

O levantamento contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 16 a 31 de março de 2014.

Sobre a Catho

A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 12 mil contratações são realizadas por meio do site, que hoje tem mais de 280 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Simulação de Entrevista e Cursos Online, bem como soluções para as empresas, como a Atração dos Melhores e o Recrutamento Perfeito.