fbpx

Inaugurações e destaques nos 174 anos de Conquista

Como parte da Programação do Aniversário da Cidade, a administração pública municipal dedica o mês à entrega de benfeitorias para o nosso município. Assim sendo, nesta sexta-feira, 14, haverá a entrega à comunidade, do entrega da UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO APARECIDA, localizada no Loteamento Farias, Rua C, s/nº bairro Nossa Senhora Aparecida (próximo ao Colégio Nossa Senhora Aparecida) às 10 horas da manhã.
E as 15 horas, a entrega da Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Na Rua das Antilhas, s/nº – bairro Jurema, esquina com a Av. Bartolomeu de Gusmão.

Biblioteca Municipal sedia 1ª Mostra de Linguagens

Evento, promovido pelo Colégio Opção aberto à visitação pública entre os dias 13 e 24

Entre os dias 13 e 24 de novembro, na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, estará aberta à visitação pública a 1ª Mostra de Linguagens do Colégio Opção. O evento é resultado de um projeto pedagógico desenvolvido pela área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, durante o ano letivo de 2014, a mostra reúne produções artístico-culturais desenvolvidas por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

A abertura será na próxima quarta-feira, 12, às 16h. A Mostra tem o propósito de privilegiar a prática pedagógica interdisciplinar. Por meio de estudos teóricos e práticos, como aulas expositivas, pesquisas, vivências, aulas de campo, visitações a espaços culturais e leituras de variados gêneros textuais, estabeleceu-se o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, com o foco no protagonismo do aluno.

Vitória da Conquista é destaque no Ranking do Saneamento 2014

A Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário de Vitória da Conquista, entregue em junho de 2013, elevou para 85% a rede de cobertura de esgotamento na cidade. O novo equipamento, que contou com o investimento de cerca de R$ 116 milhões, entre recursos federais e estaduais, foi um importante avanço em relação aos investimentos no setor de Saneamento Básico.

Prova disso foi o resultado do levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil, que realiza um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico – abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, perdas, investimentos, arrecadação -, no qual, Vitória da Conquista foi a cidade baiana que recebeu melhor pontuação do norte e nordeste brasileiro no Ranking do Saneamento 2014*.

A pesquisa, que é feita entre os 100 maiores municípios brasileiros, apresenta a cidade do sudoeste baiano na 32ª colocação em nível nacional – à frente de algumas capitais como Rio de Janeiro, que aparece na 56ª posição, e Recife, a 68ª colocada. A cidade se destacou também em relação aos outros dois municípios da Bahia que aparecem no ranking: Salvador, que ocupa a 34ª posição e Feira de Santana, 67ª colocada. O estudo indica também que a cidade avançou no que se refere ao saneamento básico em relação a 2013, quando Vitória da Conquista ocupava a 36ª posição.

Outros investimentos – Ainda em 2013, Vitória da Conquista foi um dos 13 municípios da Bahia contemplados com investimentos para obras de saneamento básico. O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões. Com isso, o sistema de esgotamento sanitário da cidade está sendo ampliado com mais de três mil ligações domiciliares.

*A base de dados consultada foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2012 da União.