fbpx

Profissionais da Educação Municipal paralisados nesta terça

Os Profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista se reuniram em assembleia na tarde da última quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de Vereadores, onde deliberaram a suspensão das atividades escolares para esta terça-feira, dia 18/11. Segundo o sindicato da categoria, a decisão por descumprimento de acordo feito com a categoria, de reformular o Plano de Carreira no ano de 2014 para o exercício financeiro de 2015, fato que levou a rede a recuar da greve deste ano. Ainda segundo o sindicato, a negativa do Governo deixou todo o grupo indignado, sentindo-se mais uma vez traído e desrespeitado. A decisão foi comunicada aos membros da Comissão de Reformulação do plano, em reunião realizada no dia 4 de novembro.

Inicialmente, a rede realiza essa paralisação de advertência, com uma manifestação na Câmara Municipal de Vereadores, às 19 horas, quando acontecerá uma Audiência Pública em homenagem ao Dia do Professor. Todos deverão trajar roupas pretas, simbolizando luto pela falta de seriedade do Governo com a educação do município e com os Profissionais da Educação. Também foi proposta a realização de uma greve logo no início do próximo ano letivo, entretanto, a discussão foi remetida para a assembleia ordinária do dia 11 de dezembro, quando o assunto será debatido mais amplamente.

Outra importante pauta discutida na assembleia desta quarta-feira foi o calendário letivo de 2015. A diretoria do SIMMP apresentou a proposta da Smed, que foi avaliada pela categoria. Esta sugeriu a inclusão do período de recuperação – compreendido entre 14 e 18 de dezembro – nos dias letivos. Conforme o calendário apresentado, o início das aulas será no dia 9 de fevereiro, sendo que a jornada pedagógica terá início no dia 3; haverá quatro sábados letivos; e as férias juninas começarão no dia 22 de junho, com encerramento em 5 de julho. A modificação proposta pelos professores será apresentada no Conselho Municipal de Educação, na tarde desta quinta-feira, para apreciação.

Ainda no encontro, ficou acordado que será composta a Comissão de Ética do SIMMP, conforme prevê o artigo 40 do novo Estatuto. Cinco membros da base farão parte do grupo que, durante o período de um ano, se responsabilizará por “apreciar as denúncias de descumprimento do Estatuto por qualquer associado ou membro da diretoria”.

A diretoria também informou aos presentes sobre a comemoração dos 25 anos do SIMMP, que acontecerá no dia 13 de dezembro, no Espaço Mira Flores, cujos detalhes em breve serão divulgados.