fbpx

Secretaria realiza sorteio eletrônico da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta terça-feira, 25, o sorteio eletrônico para os cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, da Rede Estadual de Educação Profissional. Ao todo, são oferecidas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior. O sorteio acontece, às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador.

Aberto para acompanhamento de estudantes, pais, mães e professores, o sorteio vai ser transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas, a Auditoria Geral do Estado e Conselho Estadual de Educação.

Este ano se inscreveram mais de 61.887, jovens e trabalhadores, que desejam voltar à escola em busca de qualificação profissional para inserção no mundo do trabalho. O resultado vai estar disponível no Portal da Educação.

Matrícula 

Para os contemplados no sorteio eletrônico, a matrícula ocorre entre os dias 9 e 11 de março de 2015. Eles devem se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno em que pleitearam a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos – CPF, carteira de identidade (RG), comprovante de residência e histórico escolar.

São aceitos somente atestados de conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2014. O início das aulas está programado para 16 de março de 2015, conforme calendário letivo da Secretaria da Educação.

Todos os candidatos inscritos vão ser sorteados e classificados. A convocação para matrícula obedece ao número de vagas oferecidas para cada centro. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passam por teste de habilidade específica.

O teste, de caráter eliminatório, ocorre no centro durante o período de matrícula. Os estudantes devem se dirigir à unidade portando os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivam a matricula imediatamente.