fbpx

Governo Municipal apresenta zona azul

 Zona Azul foi implantada nesta semana; primeiros trinta dias são de campanha para orientar a população sobre o uso dos parquímetros

A fim de explicar em detalhes como será o funcionamento do novo sistema de estacionamento rotativo de Vitória da Conquista, conhecido como Zona Azul e implantado oficialmente no início desta semana nas principais vias do centro da cidade, o Governo Municipal convidou veículos da imprensa local para uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 17, no Salão Nobre do Gabinete Civil.

Durante a ocasião, foram esclarecidos os principais aspectos do sistema, que, nestes primeiros trinta dias, ainda não cobra pela ocupação das vagas. O Governo Municipal e o consórcio responsável pela operação da Zona Azul estão empenhados numa campanha educativa que pretende levar à população orientações sobre o uso dos parquímetros, que compõem a base de funcionamento do novo sistema.

Com a implantação da nova Zona Azul, a área central de Vitória da Conquista passa a oferecer 1.200 vagas para estacionamento. A expectativa do Governo Municipal é de que cada uma delas abrigue pelo menos quatro veículos por dia, o que leva à possibilidade de comportar, diariamente, 4.800 automóveis e motocicletas estacionados.

‘Disciplina’ – “Há uma necessidade, buscada pelos moradores da cidade e pelos empreendedores, de que haja uma disciplina melhor, principalmente nas ruas do centro da cidade e nas praças, para que todos tenham o mesmo direito de estacionar, tendo o tempo máximo e pagando pelo real tempo em que o seu veículo ficar na vaga”, disse o prefeito Guilherme Menezes aos jornalistas.

O intuito de democratizar o acesso às vagas no trânsito da cidade também foi destacado Milton Benasse, um dos gerentes do consórcio que opera o sistema de estacionamento rotativo. “Foi feito um estudo para que isso fosse direcionado a atender a população. Não houve critérios apenas de estacionamento na parte comercial. A Prefeitura se preocupou muito em direcionar as vagas para que fosse um balanceamento, mesmo. A ideia é que a mobilidade da cidade venha com conforto”, afirmou Benasse.

Confira o funcionamento da Zona Azul.

* Além de membros do Governo Municipal, o vereador Ricardo Babão também esteve presente na coletiva.