fbpx

Projeto Vida Ativa tema de Audiência Pública

Audiência Pública comemora 10 anos do Vida Ativa

Projeto Vida Ativa da Uesb completa 10 anos de existência e tem Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista (CMVC), uma Audiência Pública em homenagem aos 10 anos de atuação do Projeto Vida Ativa da Uesb. O evento foi uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (SD) e contou com a participação de representantes da Uesb, fundadores e idealizadores, além de idosos que fazem parte do programa.

O vereador Hermínio apresentou um pequeno resumo histórico, em seu pronunciamento inicial na Audiência Pública em homenagem aos 10 anos do projeto Vida Ativa. Ele enfatizou que “representou um relevante marco para o estudo dos direitos da pessoa idosa; com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à educação, à cultura, ao lazer, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária dos idosos”.

O vereador também afirmou que em 2008 “o projeto iniciou pesquisas sobre os registros de músicas populares e letras de canções folclóricas, apresentando como resultado o CD Celebrando a Vida com Doces Canções”. Para a realização dessa ação contaram com o apoio de empresas particulares e da UESB. Finalizou seu pronunciamento elogiando esse trabalho que tem sido feito pelos direitos dos idosos. “Essas pessoas que superaram os obstáculos na vida são exemplo para todos nós”.

A coordenadora e fundadora do projeto, Virginia Coronago, foi a segunda a falar e começou agradecendo a todas as pessoas envolvidas com o vida ativa, desde membros da Uesb que viabilizam, a cada dia, a continuação dos trabalhos, até os participantes, que tem no projeto uma extensão de suas vidas. Em seguida, Virginia apresentou um vídeo que retratava o dia a dia do grupo. Em depoimentos emocionantes, os participantes do projeto relataram todas as mudanças que o canto terapia, o grupo de contação de histórias, dentre outras atividades, vem fazendo na vida de cada um.

A gerente de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vanessa Lima, representando a reitoria disse ser “motivo de muita alegria e satisfação celebrarmos os 10 anos do projeto”. Salientou que o projeto tem atuado de forma significativa na vida dos participantes, com atividades de lazer e orientações sobre os direitos dos idosos. Finalizou parabenizando a Dra. Virginia pelo trabalho e aos participantes pela “alegria contagiante”.

Sendo uma das incentivadoras do programa, a professora e coordenadora do PROLER – UESB, Heleusa Câmara, agradeceu a Câmara de Vereadores pela oportunidade de discutir e apresentar o trabalho realizado pelo Vida Ativa nesses dez anos. “As pessoas que participam desse projeto, tem historias a contar. As universidades não podem estar distante do mundo e a Uesb abriu as portas para a comunidade”- completou. Heleusa elogiou o grupo, afirmando serem pessoas comprometidas, interessados e que participando do projeto, cada um deles “se enche de alegria, pois enquanto vivermos temos que aproveitar da melhor maneira possível a saúde e a experiência que acumulamos ao longo desse tempo”- Concluiu.

O Membro e Conselheiro do Projeto Vida Ativa, Francisco Souza, destacou “os momentos de aprendizado e alegria” nos 10 anos do projeto Vida Ativa. “Foram muitas visitas e confraternizações. Tive a condição de desenvolver-me enquanto pessoa, melhorando meu relacionamento com o próximo e aprimorar a disciplina. Destacou que no início eram 20 participantes e hoje são 80. Finalizou dizendo que “o projeto transformou vidas entristecidas em alegres”.

Bernadeth Moreira também é participante do projeto desde o início e garantiu que o Vida Ativa “proporciona momentos de aprendizado, alegria, troca de experiência e uma convivência harmoniosa entre os participantes”. Dona Bernadeth finalizou dizendo que o programa “melhora a nossa alto estima e me trouxe um conhecimento aprofundado na musica que transformou minha vida”.

O Secretário do Setor de Educação à Distância da UESB e Apoiador do Projeto Vida Ativa, Renan Rosa Santana, agradeceu a “Casa Legislativa que aprovou essa iniciativa. Justa homenagem ao projeto”. Salientou que teve o privilégio de acompanhar os primeiros passos e elogiou a passagem dos grupo no Cidade Maravilhosa, afirmando que a comunidade “ficou maravilhada”. Disse que essa Audiência Pública iria tornar o projeto mais conhecido e finalizou parabenizando todos os participantes.

O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) parabenizou a coordenadora do programa, “Virginia era sonhadora e temos que ter bons sonhos para alcançarmos nossos objetivos”. O parlamentar lembrou ainda, da violência e altos índices de mortes que o mundo esta presenciando, mas que por outro lado, “projetos como esse tem aumentado com a expectativa de vida, por isso desejo vida longa ao programa” – concluiu.

Durante a Audiência algumas pessoas foram homenageadas pela importante participação e viabilização do projeto durante esses dez anos. O vereador Hermínio Oliveira encerrou a sessão sugerindo ao prefeito municipal a formação de núcleos da terceira idade nos bairros de nossa cidade.