fbpx

Fim da gratuidade: começa a vigorar o Zona Azul

Sistema de estacionamento rotativo Zona Azul começa a operar nessa quinta, 16

Começa a operar nessa quinta-feira, 16, – das 8h às 18h, nos dias úteis, e das 8h às 13h, nos sábados -, a Zona Azul, sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista. A iniciativa tem como objetivo principal permitir que as vagas disponíveis no centro da cidade sejam utilizadas por mais pessoas dentro da faixa de horário de utilização do sistema.

“Esse sistema vai proporcionar uma melhor disciplina nas ruas do centro da cidade, de maneira que todos tenham o mesmo direito no que se refere ao estacionamento, tendo o tempo máximo e pagando pelo real tempo em que o seu veículo ficar na vaga”, afirmou o prefeito municipal, Guilherme Menezes.

Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento, confira abaixo algumas respostas para as principais perguntas:

“Como funciona?” – O sistema contará com parquímetros. Esses equipamentos permitem medir o tempo de estacionamento dos veículos dentro do espaço demarcado como área de Zona Azul para que os cidadãos possam ter acesso a elas de forma democrática.

O funcionamento será o seguinte: o cidadão adquire os créditos, por meio de cartão eletrônico ou depositando moedas na máquina. A máquina emitirá um comprovante com o valor do pagamento e o tempo de duração. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.

Se o cidadão descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

Cada parquímetro administra 16 vagas. A distância máxima entre eles é de aproximadamente 80 metros. Os créditos poderão ser adquiridos com monitores do sistema ou em pontos de vendas, distantes entre si, aproximadamente 100 metros.

São cerca de 1.250 vagas destinadas para o estacionamento rotativo. Durante o horário de funcionamento, monitores estarão nas ruas disponíveis para orientar os condutores dos veículos.

“Quanto vou pagar?” – A partir dessa data, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional.

Para as vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$0,81 – também por 2 horas.

“Como funcionam as vagas especiais?” – As vagas especiais são destinadas aos idosos, condutores de veículos de carga e deficiente físicos e estão demarcadas para esse fim. No caso dos idosos e condutores de veículos de carga, eles deverão efetuar o pagamento e obedecer à rotatividade. Os deficientes físicos estão isentos da taxa.

Os usuários podem adquirir o cartão de estacionamento que está sendo comercializado no centro da cidade com agentes da empresa Expark, responsável pela operacionalização do sistema.