fbpx

Força Tarefa desarticula grupo que fraudava INSS

A Polícia Federal junto com o Ministério da Previdência Social desarticulou um grupo criminoso que utilizava sindicatos rurais para fraudar benefícios previdenciários, em especial aposentadoria rural. A operação batizada como Malloy ocorreu na manhã desta terça-feira (28), em Vitória da Conquista.

Na ação foram cumpridos um mandado de prisão, onze de busca e apreensão, e quatro conduções coercitivas nas cidades de Vitória da Conquista, Anagé, Ituaçu, e Barra da Estiva, municípios baianos. O foco principal da operação foram sindicatos dos pequenos produtores rurais e seus representantes, além de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os envolvidos devem responder por diversos crimes, dentre eles falsidade ideológica, estelionato, falsificação de documentos públicos e privados, além de associação criminosa, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 19 anos de reclusão.

A operação contou com a participação de quarenta e seis policiais federais, de oito servidores do Ministério da Previdência e da Gerência Executiva do INSS em Vitória da Conquista que auxiliou nas investigações.

Segundo o chefe da Polícia Federal de Conquista, o delegado Marcelo Andrade Siqueira, revelou que um dos funcionários da Previdência Social em Vitória da Conquista auxiliava na fraude de documentos para que pessoas pudessem receber os benefícios.

O gerente regional do INSS, Arlindo Neto, revelou que o servidor foi afastado e que um processo administrativo será instaurado contra o acusado.

“Fizemos esse monitoramento, auxiliando as investigações da Polícia Federal, e chegamos a essa ‘ponta de iceberg’. Na verdade as pessoas fraudam documentos para que sejam beneficiados com a Previdência Social”, disse.

A Polícia Federal ainda revelou que a investigação durou cerca de 3 anos. Quatro pessoas foram ouvidas e o presidente do sindicato dos pequenos produtores rurais de Barra da Estiva foi preso. A operação ainda atingiu as cidades de Anagé e Ituaçu. Outras pessoas ainda podem ser presas.

Malloy – A  Operação recebeu este nome em referência a um personagem de um filme da década de 50, que retratava um dirigente de sindicato envolvido em práticas ilícitas, que utilizava o sindicato para obter vantagens pessoais indevidas.