fbpx

Foto no WhatsApp: Polícia localiza idoso desaparecido

Um senhor de 70 anos, residente em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que estava desaparecido há 15 dias, foi localizado por meio de uma foto postada, em grupo da Polícia Civil, no aplicativo WhatsApp. José Pereira de Matos estava na passarela, em frente ao Shopping Bela Vista, quando chamou a atenção de um policial, pelo aspecto de abandono e desorientação, que o fotografou. Em algumas horas a família do desaparecido foi localizada e comunicada.

Ao tomar conhecimento do caso, o delegado José Bezerra, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), entrou em contato com a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) para saber se havia registro de ocorrência do desaparecimento na unidade. Ele solicitou que uma equipe do Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC) se deslocasse até o endereço.

Segundo o delegado, a família de José Pereira tinha registrado ocorrência, na 20ª Delegacia Territorial (DT) de Candeias, e um policial da unidade, amigo da família e também integrante do grupo, reconheceu o idoso, lembrou da fotografia postada no aplicativo e avisou aos familiares. O idoso estava dormindo na passarela do shopping.

De acordo com Bezerra, o reencontro com a família aconteceu ainda na passarela. As filhas do idoso informaram à equipe do SILC que o pai saiu de casa, na localidade de Caroba, em Candeias, com destino à Estação da Lapa, em Salvador, mas não informou o que iria fazer. Antes de retornar à cidade natal todos foram ao DHPP para formalizar o ocorrido.

A delegada Heloisa Simões, titular da DPP, ressaltou a importância da integração do DHPP com o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e do uso da tecnologia na busca por pessoas desaparecidas. Por meio do telefone (71) 8643-4007, o cidadão poderá acionar o WhatsApp da unidade policial e enviar imagens e informações de pessoas nesta condição. Além do aplicativo, a população encaminhar ocorrências ao Disque Denúncia – 3235-0000, em Salvador, e 181, no interior.

Áudio: