fbpx

Prefeitura e empresa Expark se reúnem com feirantes do Ceasa

 Reunião teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o sistema de estacionamento rotativo no entorno da feira

Assim como está ocorrendo em toda a região central de Vitória da Conquista, as quatro ruas que compõem a área do entorno da Feira do Ceasa também serão incluídas no novo sistema de estacionamento rotativo implantado pela Prefeitura. Ali, há 261 vagas para estacionamento, incluindo as reservadas a idosos e pessoas com deficiência. Além destas, existem 32 exclusivas para motocicletas, 18 para táxis, 11 para veículos que trabalham com carregamento de fretes e 5 para os de carga e descarga de mercadorias.

Já foram instalados nessa área 16 parquímetros e 10 monitores – os profissionais responsáveis por fiscalizar o acesso às vagas e informar à população sobre o funcionamento dos aparelhos. E, a fim de reforçar a segurança tanto para os feirantes quanto para os clientes, a estrutura terá quatro câmeras de videomonitoramento.

Além disso, estão sendo instalados quatro pontos de controle eletrônico, cuja única finalidade será informar previamente o número de vagas disponíveis – ou a ausência momentânea delas – ao cidadão que for entrar na área com seu veículo. No caso de não haver vagas no momento, a pessoa poderá, caso queira, entrar e rodar até que algum veículo já estacionado saia, cedendo-lhe o lugar. Não haverá restrição alguma ao acesso de qualquer pessoa que quiser transitar por ali.

‘Reunião esclarecedora’ – Todas essas informações fizeram parte da reunião ocorrida na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), entre representantes do Governo Municipal e da empresa Expark – responsável por operar o sistema de estacionamento rotativo – e comerciantes que trabalham no Ceasa.

“Foi uma reunião muito boa e esclarecedora”, disse, ao fim do encontro, o feirante Miguel Bonfim, que comercializa frutas e verduras no Ceasa há treze anos. “Fizemos todas as perguntas que tínhamos para fazer e eles responderam. A gente imaginava uma coisa, e é totalmente outra. Então, se é para ser bom, que venha”, complementou.

‘Todos sairão ganhando’ – “O que o Governo Municipal está fazendo é dar uma mobilidade maior no entorno do Ceasa, para que tanto os comerciantes quanto as pessoas que vão fazer a sua feira tenham a possibilidade de fazer isso de forma mais tranquila”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Élvio Dourado.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, falou sobre a postura do Governo Municipal durante o processo: “A Prefeitura está à disposição durante toda a implantação e durante todo o funcionamento do sistema de estacionamento rotativo para, juntos, fazermos as adaptações e ajustes necessários. Ao final da implantação, todos sairão ganhando”.