fbpx

Semana Nacional do Júri: 324 julgamentos na Bahia

Na semana que vem, entre os dias 13 e 17 de abril, será realizada em todo o Brasil a Semana Nacional do Júri. A previsão do Ministério Público do Estado da Bahia é que sejam realizados 324 julgamentos de crimes dolosos contra a vida, com a participação de promotores de Justiça, no diversos municípios baianos.

Fruto das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a semana deve registrar, no mínimo, quatro julgamentos por comarca. O mutirão de julgamentos deve priorizar processos referentes a crimes cometidos até 2009, mas não ficará restrito a eles, conforme destacou o gestor da Enasp no MP-BA, promotor de Justiça Davi Gallo. O promotor informa ainda que a mobilização deve continuar depois do dia 17, “já havendo, inclusive, a possibilidade da realização de semanas estaduais”, frisou.

Ainda segundo o promotor, as expectativas para a semana são “as melhores possíveis”. “No ano de 2014, a iniciativa foi um sucesso na Bahia, com a designação de mais de 100 sessões de julgamento. Este ano, pretendemos superar essa meta”, frisou Davi Gallo, destacando a importância dos esforços conjuntos realizados pelo Núcleo do Júri do MP-BA (NUJ), com a colaboração do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) e da Secretaria Geral, em parceria com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.