fbpx

Sistema Zona Azul chega à CEASA

O Sistema Zona Azul que administra as vagas nos estacionamentos rotativos, após a primeira semana de utilização dos paquímetros, está se mostrando surpreendente em vários aspectos. De positivo, sua utilização tem sido aplaudida pelos usuários, com o apoio dos monitores que orientam usuários do sistema. De negativo, Vitória da Conquista apresenta o maior índice de vandalismo contra as máquinas entre as cidades onde o sistema está implantado e funcionando. Para evitar maiores prejuízos os administradores estão buscando as soluções para cada caso apresentado. Roubo das bobinas de impressão dos comprovantes, grampos e anéis de latas de cerveja e refrigerantes são alguns dos problemas apresentados. 

Por outro lado, visando garantir o ordenamento no trânsito, facilitar a circulação de veículos e democratizar o acesso às vagas de estacionamento do centro da cidade o sistema chega agora à Central de Abastecimento (Ceasa).

Para tanto, estão sendo instaladas cancelas eletrônicas, demarcação das vagas e sinalização. “As obras já estão em andamento e assim que forem concluídas, o sistema Zona Azul vai passar a operar na Ceasa. O sistema proporcionará melhorias no sentido de organização do trânsito local. A quantidade de vagas está sendo ajustada com o objetivo de otimizar o espaço”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

“Como funcionará?” – A Zona Azul, na Ceasa, funcionará da mesma forma que nas demais ruas do centro da cidade. O diferencial é a existência das cancelas eletrônicas que indicarão se há ou não vagas disponíveis no estacionamento. Desse modo, evita-se que o motorista fique circulando a procura de vagas.

Após estacionar o carro, o motorista deve se dirigir ao parquímetro para obter o comprovante de pagamento. Para tanto, o usuário pode utilizar o cartão eletrônico ou depositar moedas na máquina. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.

Se o cidadão descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

“Quanto vou pagar?” – Assim que entrar em funcionamento, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional.

Para as vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$ 0,81 – também por 2 horas.

Acesso Garantido – As cancelas eletrônicas garantem passagem a todos os veículos. O pagamento só deverá ser efetuado no caso de estacionamento. Fiscais estarão no local para garantir o cumprimento das normas.