Receita recebeu mais de 27 milhões de declarações do IR 2015

Contribuintes que perderam o prazo podem enviar as declarações, a partir desta segunda-feira (4), e estão sujeitos à multa de 1%.

A Receita Federal recebeu 27.895.994 declarações até as 23h59m59s da última quinta-feira (30). Os contribuintes que perderam o prazo podem  enviar as declarações a partir desta segunda-feira (4) e estão sujeitos à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o imposto devido, podendo chegar até 20% e com valor mínimo de R$ 165,74.

Não será necessário baixar um novo programa. O sistema automaticamente gera a guia para o pagamento da multa. A multa não vale para declarações retificadoras.

Expectativa superada

Neste ano, o total de contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dentro do prazo somou 27.895.994. O número mostrou crescimento de 3,8% em relação ao ano passado e superou as estimativas do Fisco, que esperava receber 27,5 milhões de documentos em 2015.

Isenção de multas para moradores de Xanxerê (SC)

Apenas não pagarão multa os contribuintes de Xanxerê (SC). Por causa do tornado que atingiu o município no último dia 20, o Ministério da Fazenda editou portaria prorrogando o prazo de entrega da declaração para 31 de julho. Na mesma data deverão ser pagos os débitos relativos ao imposto devido, se for o caso.

O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver enviado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Fonte:

Receita Federal  com informações da Agência Brasil