fbpx

Assessores de comunicação reunidos na Bahia

Evento do CNMP reúne assessores de Comunicação
de MPs de todo o Brasil na Bahia

Profissionais de Comunicação Social que atuam nos Ministérios Públicos em todo o país estão reunidos no MP da Bahia para participar do ‘Encontro Nacional – Comunicação e Relacionamento’, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O encontro foi aberto na manhã de hoje, dia 25, pelo procurador-geral de Justiça da Bahia, Márcio Fahel, e pelo conselheiro que preside a Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Cláudio Portela do Rego. O PGJ baiano destacou a satisfação e o orgulho da instituição em sediar o evento do CNMP, que reúne 40 assessores de Comunicação que representam 21 unidades do MP. “Os dois temas escolhidos para esta ação nacional estruturante constituem instrumentos de realização dos nossos objetivos maiores. Sem comunicação e sem relacionamento, nada é realizável”, registrou o PGJ, assinalando que a comunicação é um elo sem o qual nada efetivamente concreto acontece. Já o relacionamento intra e interinstitucional é relevante porque, sem ele, não é possível caminhar.

Cláudio Portela lembrou que, desde que começou a presidir a comissão de Planejamento, percebeu a necessidade de potencializar as ações da área meio do MP. A instituição precisa ser profissional em todas as áreas, com ações estruturantes estabelecidas, frisou o conselheiro, que acredita que esta é uma oportunidade de reunir e traçar estratégias comuns ao MP Brasileiro. Para ele, “esta ação é a mais importante, visto que vivemos um momento de projeção e o MP precisa aprender a pensar sobre qual seria a melhor forma de mostrar ao cidadão, que é o destinatário do seu trabalho, o que está fazendo”. Coordenador do Fórum Nacional de Gestão, o membro auxiliar do CNMP Jairo Cruz, explicou o objetivo do encontro e afirmou que o MP da Bahia foi escolhido para sediar o evento por ser referência na área de Comunicação. De acordo com ele, o intuito do fórum é promover o debate, estudo, análise, harmonização, articulação e implementação de melhores práticas de gestão para dar suporte à atividade finalística do MP. Cinco comitês integram o Fórum Nacional: Tecnologia de Informação, Comunicação Social, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas e Gestão Orçamentária. Jairo Cruz acredita que este é um movimento importante para o amadurecimento da instituição, de forma que ela possa alavancar os objetivos que pretende alcançar.

Também membros auxiliares do CNMP, Ludmila Lopes e Luis Gustavo Lima destacaram que 18 ações estruturantes já estão sendo desenvolvidas pela área fim do MP Brasileiro, que agora se empenha para desenvolver ações na área meio. Os participantes do evento assistiram ainda a uma apresentação do modelo de pesquisa de comunicação implementado pelo Ministério Público Federal, a cargo da assessora de Comunicação Adjunta do MPF, Renata Santiago. Uma mesa redonda foi desenvolvida com a participação do jornalista da Folha de São Paulo, João Pedro Pitombo; do secretário de Comunicação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Jun Tomikawa; e do promotor de Justiça do MP do Pará, Aldo Saife. A programação prossegue até amanhã, dia 26, com debates em grupos temáticos e consolidação dos trabalhos.

Fotos: Humberto Filho – Cecom/MPBA