fbpx

Documentário inédito: Proclamação da República no Brasil

A produção será exibida no SescTV, no dia 15/6, segunda, às 20h, com direção de João Batista de Andrade

Confira teaser em: https://www.youtube.com/watch?v=lYCUVGTTypM  

Imagem

Foto: Divulgação.

Episódio inédito da série Na Sombra da História discute os motivos que levaram à Proclamação da República no Brasil em 1889 por um grupo de militares. São abordados temas como: os fatores que fizeram com que o Imperador Dom Pedro II perdesse o apoio em setores como o econômico, o militar e o social; as críticas contra o governo imperial, feitas por grupos progressistas que eram contra diversas situações mantidas pela monarquia, dentre elas, a escravidão; os ideais republicanos; e o governo provisório instituído em 15 de novembro desse mesmo ano, tendo o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como vice-presidente.  Dirigido por João Batista de Andrade, o filme será exibido no dia 15/6, segunda, às 20h, no SescTV.

A série Na Sombra da História, composta por 13 documentários com duração de 26′ cada, propõe uma reflexão sobre fatos que marcaram a história do Brasil. Os temas são pautados no contexto sociopolítico-econômico e apresentados para pessoas anônimas nas ruas. Textos sobre o ocorrido são lidos por transeuntes, que falam o que pensam sobre o assunto, expondo seus pontos de vista a partir de seus próprios conhecimentos. Eles também articulam sobre a relação e a interferência desses acontecimentos em suas vidas.

Ainda em junho, as segundas-feiras, às 20h, o canal apresenta mais dois episódios inéditos da série:

Revoltas Populares – dia 22/6

Resgata as revoltas populares da República nova, a partir de 1889, focando-se na Guerra do Contestado, no Sul, e na Guerra dos Canudos, na Bahia; a influência de seus líderes sobre o povo; e investiga o que as pessoas comuns pensam a respeito.

Classificação indicativa: Livre

Urbanização e Movimentos Migratórios – dia 29/6

Habitantes de São Paulo e o historiador Orestes Toledo comentam sobre o processo de industrialização, urbanização e imigração de força de trabalho para o Brasil no começo do século XX, principalmente na capital paulista.

Classificação indicativa: Livre

Sobre o SescTV:

Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Série: Na Sombra da História

República

 

Estreia: 15/6, segunda, às 20h

Reapresentações: 16/6, terça, às 15h; 17/6, quarta, às 13h; 19/6, sexta, às 11h; e 20/6, sábado, às 9h.

Revoltas Populares

Estreia: 22/6, segunda, às 20h

Reapresentações: 23/6, terça, às 15h; 24/6, quarta, às 13h; 26/6, sexta, às 11h; e 27/6, sábado, às 9h.

Urbanização e Movimentos Migratórios

Estreia: 29/6, segunda, às 20h

Reapresentações: 30/6, terça, às 15h; 1/7, quarta, às 13h; 3/7, sexta, às 11h; e 4/7, sábado, às 9h.

Direção geral: João Batista de Andrade

Produtora: Tao Produções Artísticas Ltda.

Duração: 26′

Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:

Canal 138 da Oi TV ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo

Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

E no facebook: https: facebook.com/sesctv