fbpx

Gratidão é essencial para o encontro com a felicidade

Dominique Magalhães*

 A vida fica mais leve e os problemas menores quando os enxergamos como aprendizado.  Muitas pessoas ainda insistem em dar mais atenção ao sofrimento do que para a lição que ele traz.  A maioria de nós tende a ressaltar o que está faltando ou dando errado e não consegue perceber as coisas boas ao redor.

Os “reclamões” compulsivos costumam ter medo de ousar, isso porque acreditam que cada situação boa vai custar um preço alto, ou até mesmo trazer uma surpresa desagradável logo em seguida. O ato de sempre focar no pior e esperar sempre um resultado negativo, reduz as expectativas a ponto de não restarem estímulos.  E, quem não tem objetivos que valham à pena, não consegue enxergar soluções ou acreditar no lado bom da vida.

Algumas atitudes positivas quando transformadas em hábitos, complementam nossa felicidade.  Uma delas é sabermos agradecer.  A verdadeira gratidão se encontra nos momentos em que você aprecia as pequenas coisas, onde a cada dia se tem a oportunidade de aprender algo novo, buscar ser alguém melhor. E também quando agradecemos por coisas simples e pessoas que, de alguma forma, nos ajudaram.

Jamais devemos nos esquecer que algumas conquistas só foram possíveis porque outras pessoas estavam por trás delas, sejam amigos, familiares, professores ou até mesmo aquele estranho que cruzou por um instante nosso caminho.

Agradecer pode parecer um acontecimento banal, mas essa ação gera mudanças positivas em nossos relacionamentos e até na saúde.  Este sentimento de plenitude nos leva a sentir emoções positivas, desfrutar de boas experiências, lidar com adversidades e fortalecer os laços de afeto. Veja quantas vantagens encontramos em uma simples mudança de comportamento!

Adotar a prática de agradecer e não enfatizar o lado ruim das coisas é o primeiro passo para uma vida plena. Então o que você está esperando? Vamos lá, olhe a sua volta, sorria, reflita e agradeça por tudo o que conquistou até hoje, agradeça também pelas pessoas que lhe prestaram um favor e as pequenas maravilhas que o cercam. Faça este exercício e seu coração também vai lhe agradecer.

Carioca criada na bucólica cidadezinha de Carangola (MG), Dominique Magalhães gosta de ser chamada por seu apelido: Dom. Cursou Direito, Publicidade, concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM, e, atualmente, estuda Pedagogia. Passeou por muitos caminhos até descobrir sua verdadeira vocação. Hoje, é escritora, produtora cultural e diretora de criação da Dom Produções Criativas, que tem foco em trabalhos de branded content. Seu livro “O que falta para você ser feliz?” – Editora Gente – é sucesso no segmento de autoconhecimento no Brasil, e está disponibilizado no mercado internacional, com tradução para quatro idiomas. Atualmente desenvolve o projeto “Sem Malas”, obra fictícia onde a personagem principal – vítima da Síndrome do Pânico – deixa para trás a família e a bem-sucedida vida profissional para viajar apenas com a roupa do corpo, em busca de um encontro verdadeiro consigo mesma.