fbpx

Colegiado escolar atrai participação das famílias

Todas as escolas da rede estadual de ensino da capital e interior estão mobilizadas para a eleição do colegiado escolar. Os estudantes estão engajados na campanha pela disputa dos votos dos colegas.  Além dos estudantes, outros segmentos como professores, funcionários, pais ou responsáveis, também elegem seus representantes. A ação termina nesta sexta-feira, 24.

A eleição tem como objetivo estimular o envolvimento da comunidade escolar na gestão democrática e participativa das escolas. A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que visa, dentre outras coisas, a formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

No Centro Integrado Navarro de Brito, em Vitória da Conquista, as eleições estão acontecendo nesta quinta-feira (23). Para dona Juciara Andrade, mãe de aluna da unidade, “Esse é um momento de suma importância para a comunidade escolar. Fico feliz com essa eleição, porque gosto de acompanhar minha filha na escola. É bom saber que podemos participar. O colegiado também é bom para o desenvolvimento intelectual do aluno, bom pra eles não ficarem na rotina de tarefa. Os pais têm que participar e não deixarem a responsabilidade só por conta da escola”.

O colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unir para assumir a educação como um bem familiar e social.