fbpx

Prefeitura inicia 8ª Conferência Municipal de Saúde

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início à 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo Brasileiro”. O objetivo principal do evento é a eleição de delegados e propostas que serão encaminhadas para Conferência Estadual e para 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em dezembro de 2015.

Para o prefeito Guilherme Menezes, a conferência é o momento mais importante do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). “É o momento de defender o maior sistema de saúde pública do mundo. Discutir saúde é discutir a vida e a qualidade dela. Antes do SUS, o povo não tinha direito à saúde, só quem trabalhava com carteira assinada era que tinha direito. Por isso, precisamos defendê-lo”.

Opinião compartilhada pelo assessor do ministro da Saúde Artur Kioro, Alfredo Boa Sorte, para quem é preciso defender as conquistas alcançadas a partir da Constituição Federal, que garante à população a saúde como direito de todos e dever do Estado. “Este é o momento de defesa do SUS, de consolidação deste sistema que, diariamente, sofre ameaças daqueles que não tem compromisso com a população”, reforçou.

O vereador Coriolano Moraes, representando o líder do Governo na Câmara Luciano Gomes, lembrou as conquistas da saúde a partir de 1997 e pediu: “que está conferência possa nos despertar para a importância da coletividade na construção do SUS em nossa cidade”. Já o vereador Cícero Custódio salientou a ampliação dos investimentos na área para que os avanços no SUS tenham continuidade e lembrou as melhorias feitas em hospitais e unidades de saúde.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lúcia Dórea, salientou a importância de cada um dos 216 delegados eleitos nas 52 pré-conferências. “O SUS foi feito por muitas mãos e os delegados, que aqui representam a população de Conquista, têm a missão de eleger as melhores propostas que contribuirão para a melhoria da saúde de nosso município”, ressaltou.

Dando continuidade às atividades de abertura, o presidente da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), José Carlos Trindade, proferiu Palestra Magna sobre o tema da 15ª Conferência Nacional de Saúde. No turno da tarde, a programação seguiu com a realização de palestras sobre os eixos temáticos e, no segundo dia, haverá a escolha das propostas e a eleição de delegados para Conferência Estadual.

A cerimônia de abertura do evento também contou com a presença da secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo; da diretora do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Marilene Ferraz; e da diretora do Núcleo Regional de Saúde, Karoline Rebouças.