fbpx

Docente da UESB tem tese premiada internacionalmente

Com o título “Do lugar discursivo ao efeito-leitor: a movimentação do sujeito no discurso em blogs de divulgação científica”, a tese de doutorado da professora Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes foi contemplada com o Prêmio Anamaría Harvey, da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (Aled). A docente atuou no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DChel) da Universidade, em Itapetinga, e recentemente passou a ser lotada no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), campus de Vitória da Conquista.

A pesquisa, que foi elaborada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ficou em primeiro lugar em nível nacional e, em segundo, na América Latina. O processo teve três etapas: uma seleção interna pela UFPE; outra, em nível nacional, pela Aled/Brasil; e a terceira e última fase, por representantes da Aled dos países da América Latina. De acordo com a professora, o trabalho concorreu com um grande número de teses de outros programas de pós-graduação do país e, depois, com pesquisas de países da América Latina na área dos estudos linguísticos/discurso. “Aproveito também a oportunidade para agradecer à Uesb/PPG, pelo apoio dispensado para a minha formação acadêmica”, comentou Cortes.

A cerimônia de certificação acontecerá em Buenos Aires, Argentina, no Congresso da Aled, no dia 5 de novembro. A docente será representada por sua orientadora. Por Emanuela Lisboa/Ascom UESB