fbpx

Feira de Artesanato em dezembro

Na manhã de ontem o espaço da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vitória da Conquista foi ocupado pela idealizadora da Feira de Artesanato Conquistense (Fearc), Ednea Gusmão, para falar sobre o evento. Ednea explicou que o evento acontecerá entre os dias 1 e 6 de dezembro, na Praça da Independência, no conjunto BNH. Na atividade, que acontece desde 2012, haverá espaços de lazer, declamação de poesias, formação para os artesãos, apresentações musicais, danças, filantropia e orientações de saúde.
De acordo com a organizadora, a ideia da feira surgiu da necessidade de criar uma identidade entre Vitória da Conquista e o artesanato produzido na cidade. Ela contou que a Fearc já conta com cerca de 30 artesãos. “A máxima de nosso grupo é a qualidade do trabalho”, disse ela. Segundo Ednea, a cidade é carente de atrações para a família.“Nossa cidade tem praças lindas que precisam ser vivas”, disse ela explicando o porquê de o evento acontecer em praça pública.
Ednea pediu que os vereadores abracem o projeto para que ele continue acontecendo, beneficiando e mostrando os talentos da terra.

O vereador Arlindo Rebouças (PROS) afirmou que o artesanato pode ser uma saída para o desemprego que assola o país nesse momento de crise. “O artesanato pode absorver essa mão de obra ociosa”, disse. Ele sugeriu que a Prefeitura Municipal abrace a feira e estimule o segmento de artesanato como fonte de geração de renda. Segundo o parlamentar, pessoas desempregadas residentes tanto na zona urbana como rural podem encontrar um caminho profissional no segmento. Ele lembrou que muitas cidades nordestinas se tornaram populares pelo artesanato que se transformou também em atrativo turístico.

O Vereador líder da bancada de situação, Florisvaldo Bitencourt (PT), iniciou seu comentário sobre a Tribuna Livre afirmando que é “inegável que Conquista é um celeiro de homens e mulheres com a sensibilidade para a arte, que se manifesta de várias formas como música, teatro e o artesanato”. Ressaltou que se trata de manifestação com ação fortíssima das pessoas que aqui vivem e que é feito com qualidade. Enfatizou que em alguns lugares do Nordeste se encontra a expressão do artista de Conquista. “A CMVC não só solidariza como oferece todo o apoio necessário para potencializar o trabalho de vocês. Foi apontado o apoio da secretaria de cultura e desejamos que seja ampliado”. Divulgou o investimento de R$ 240 milhões no Centro Glauber Rocha que terá um espaço para o artesanato em Conquista. “Vamos estar presentes e dar o apoio. Colocamos nossos gabinetes a disposição e buscar novos parceiros. Temos o dever, poder público, de dar visibilidade. Nos sentimos representados e orgulhosos na arte, no trabalho de vocês”.