fbpx

Haras Residence no Americas Property Awards 2015-2016

 

Haras Residence vencedor do prêmio internacional de arquitetura e paisagismo

O Haras Residence de Vitória da Conquista, é o vencedor do “International Property Awards 2015 – 2016”, realizado pelo Grupo Blooberg Television.

O “International Property Awards”, uma espécie de “Oscar” da Arquitetura mundial, faz uma avaliação criteriosa por meio de uma bancada de jurados renomados mundialmente, que se reúne para selecionar e premiar os melhores do mundo.

A premiação envolve profissionais da arquitetura, engenharia civil, paisagistas e empresários da construção civil do mundo e tem como objetivo reconhecer a excelência no setor imobiliário mundial e promover um padrão internacional de qualidade construtiva.

O Haras Residence – Vitória da Conquista recebeu a chancela de “altamente recomendável para morar” e está classificado como um dos cinco melhores das Américas na categoria Arquitetura e Paisagismo, para disputar a final do concurso, na categoria de Condomínio Cinco Estrelas pelo International Americas Property Awards. Os prêmios são divididos por regiões, incluindo África, Ásia-Pacífico, Arábia Saudita, Canadá, Caribe, Américas Central e do Sul, Europa, Reino Unido e Estados Unidos. A escolha dos melhores do mundo aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, em Barbados, no Caribe. Os vencedores internacionais de 2015 -2016, em cada categoria, identificados como os ‘Melhores do Mundo’, serão anunciados em uma grande solenidade de gala, a ser realizada em Londres, em dezembro de 2015.

Prisma Incorporadora – A direção da Prisma Incorporadora comemora a indicação e compartilha este importante prêmio com seus profissionais e clientes, que também são responsáveis pelo sucesso do empreendimento, destaque mundial. “Esta importante indicação é prova de que a Bahia é capaz de competir com projetos de altíssimo padrão em âmbito global. Significa que plantamos uma semente para o futuro da Arquitetura e Construção Civil”, ressaltou Edilson Duarte, Diretor da Prisma Incorporadora.

“Estendemos este sucesso a todos os Conquistenses, com a possibilidade de trazer para nossa cidade, de Londres, o Prêmio Máximo do mais renomado concurso de arquitetura do mundo. Estamos no páreo e, desde já, estar entre os cinco melhores das Américas já nos enche de orgulho e agradecimento verdadeiro a todos os clientes, autoridades, profissionais, fornecedores e empresas que contribuem para esse surpreendente sucesso em nível global”, complementa Edilson.

Tecna – Para Márcia Pinheiro, que é urbanista e especializada em planejamento de cidades e os engenheiros André Buso, Alexandre Pedral Sampaio e Matheus da Hora, da Tecna Incorporadora e Construtora, o projeto paisagístico foi criado a partir do conceito estabelecido do padrão Haras Residence, que é o resgate do contato das pessoas com a natureza, oferecendo um conjunto de elementos que tornam o paisagismo um diferencial marcante no condomínio. Leva em consideração que Vitória da Conquista tem climas bem marcantes. O verão é quente com dias ensolarados e altas temperaturas. Inverno, frio intenso com baixas temperaturas.

O paisagismo no Haras Residence é a extensão de todo o projeto arquitetônico, elaborado pela arquiteta Márcia Pinheiro respeitando os conceitos planejados pela Prisma com seus diretores Edilson e Luiz Duarte e pela arquiteta e paisagista paulista Christiane Pompeo. A principio, um desafio com muitos obstáculos a serem vencidos. Porém, com a sinergia entre as três empresas, o Haras Residence carimba o passaporte de Vitória da Conquista e conquista o mundo.

“Partimos de uma análise completa dos elementos já projetados, tais como: circulação, traçado de ruas, avenidas, áreas de convívio, de lazer, esportivas, piscinas, lagos, edificações, portaria, que priorizaram espaços para áreas verdes, considerando a condição climática, topografia do lugar e de seu entorno”, ressaltou Márcia Pinheiro.

Na criação das praças e áreas verdes estão sendo utilizados elementos que proporcionam a contemplação e a participação ativa dos moradores, como projetos de fontes, jatos de água iluminados, quiosques para churrasco, pérgolas de descanso e ciclovia. No aspecto botânico: plantas de porte variado e texturas diferentes, cores, aromas, um conjunto de espécies que conferem beleza e sofisticação ao ambiente.

Aliado a isto, o projeto de mobiliário urbano é composto por design de bancos em madeira, bancos em concreto, postes de iluminação, esculturas, e todos os detalhes construtivos que complementam cada área do projeto.

O destaque para o paisagismo do empreendimento Haras Residence em Vitória da Conquista é a riqueza da união dos elementos arquitetônicos projetados nas praças e todas as áreas verdes com a diversidade das espécies botânicas, um conceito que proporciona um traçado mais fluido, dando continuidade ao estilo arquitetônico presente em todo o espaço. A proposta é unir o estilo europeu tradicional com elementos modernos, trazendo harmonia e integração aos espaços verdes.

O projeto paisagístico do Haras Residence – Vitória da Conquista é assinado pela renomada arquiteta e paisagista paulista Christiane Pompeo, formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com experiência diversificada de mais de 20 anos.

“No projeto do Haras Residence temos realmente a implantação de um verdadeiro projeto macro-paisagístico, como ocorre em outros países mais evoluídos. Caracteriza-se pela elaboração de um conjunto de projetos com definição de um estilo, proposta de elementos arquitetônicos, preocupação com questões ambientais, planejamento botânico diversificado, resgate de fauna e flora e tantos outros elementos complementares. O resultado é de grande magnitude, pois caracteriza-se por uma intervenção completa na paisagem, onde o projeto equilibra o meio ambiente e fecha um ciclo construtivo.”, esclarece Christiane Pompeo.

Toda concepção paisagística e arquitetônica do Haras Residence, incluindo os dois primeiros projetos, em Feira de Santana e Sergipe, é baseada no princípio da sustentabilidade.

Além de todos os recursos que já serão utilizados como: gestão ecológica das águas, reuso de materiais, uma questão fundamental que o projeto contempla é a proposta de espécies vegetais que demandam pouca água, como alguns capins e outras vegetações. A recomposição de espécies da flora local também contribui para o equilíbrio do ecossistema trazendo novamente uma fauna que hoje não habita mais o local.

A Prisma Incorporadora investiu no projeto paisagístico do Haras Residence, demonstrando seu compromisso sério com os clientes que dispõem de um projeto inovador, diferenciado, com absoluta qualidade e referência internacional.