fbpx

Vitória da Conquista sedia Conferência Distrital do Rotary

O Rotary Club de Vitória da Conquista e o Rotary Club Girasol estão em festa, comemorando a grande vitória de se realizar a tradicional Conferência Distrital de Rotary Club de 21 a 24 de abril de 2016 em Vitória da Conquista.

O Governador do Distrito 4550 do Rotary Club, Leonardo Cesar, anunciou a grande novidade durante a visita que acaba de fazer a Vitória da Conquista, quando, entre outras atividades administrativas rotarianas, participou de jantar e reunião festiva reunindo convidados especiais e a sociedade conquistense, dando posse à nova diretoria do Rotaract formado por jovens entre 18 e 30 anos e do Interact que congrega os jovens dos 12 aos 18 anos e que são as futuras gerações de rotarianos. O Rotary Club é constituído por cidadãos comuns organizados em grupos nas comunidades, por líderes, empresários e profissionais liberais independente de seu credo, crença e cor, cujo lema é “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.”

O Rotaract Club é um programa para jovens entre 18 e 30 anos, com uma das maiores atuações frente à comunidade no mundo. Foi criado pelo Rotary International em 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, EUA. Seu nome surgiu da expressão Rotary in Action (Rotary em ação) e o seu é lema: Companheirismo através do serviço.

O Rotaract está presente em quase todo o mundo. Pela última estatística, são 163.000 rotaractianos, organizados em 7.490 Rotaract Clubs diferentes, espalhados em 155 países.

As ações no Brasil e na comunidade mundial: O Brasil é o segundo país no mundo que concentra o maior número de rotaractianos em seu território estando somente atrás da Índia. Existem cerca de 17.300 rotaractianos, organizados em 660 núcleos por todo o Brasil.

Com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho em equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade mundial é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores como alfabetização, planejamento familiar, fluoretação, palestras de orientação, entre outros diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas.

Já o Interact dá aos estudantes de 12 a 18 anos a oportunidade de fazerem a diferença e se divertirem. Todo Interact Club realiza dois projetos por ano: um que ajuda sua escola ou comunidade, e outro que promove a compreensão internacional.

O Interact é um programa que reúne pessoas entre 14 e 18 anos de idade em clubes prestadores de serviços. Rotary Clubs patrocinam, apóiam e orientam Interact Clubs. Com um quadro social de mais de 250.000 pessoas em cerca de 11.000 clubes no mundo inteiro, o Interact é um dos programas que mais crescem no Rotary. Interact Clubs tem autonomia administrativa e financeira, podendo ser formados em estabelecimento de ensino ou por pessoas de uma mesma comunidade. O nome Interact vem da junção das palavras international e action. Com clubes em mais de 120 países e áreas geográficas, o Interact é um fenômeno internacional. A rede de jovens que forma o Interact é dedicada à prestação de serviços comunitários e internacionais. Não importa o tamanho do projeto de um Interact Club, pois é certo que causará impacto positivo. Brasil, Índia, Filipinas e Estados Unidos são os países com o maior número de Interact Clubs.

Antônio Pinto,  representando as lojas maçônicas  da cidade; Dr José Fonseca, representando o poder judiciário; Fernando Vasconcelos, representando a câmara de vereadores; o Governador do Distrito 4550, Leonardo Cesar; Irma Lemos, Presidente do Rotary Club Vitória da Conquista; Letícia Santana, Presidente do Rotaract Vitória da Conquista; Maria Eduarda, Presidente do Interact Vitória da Conquista;  Maria do Carmo, representando as casas filantrópicas e Padre Edilberto Amorim. 

Irma Lemos Presidente do RC Vitória da Conquista, Leonardo César Governador do Distrito 4550, rotarianos Suse Lima e Célio Barbosa;

 Interactianos e Rotaractianos.