fbpx

Abastecimento de água em Governador Valadares

Estação móvel chega neste domingo ao município e duas estações que estão sendo reativadas passam a funcionar, uma na terça-feira e outra na sexta-feira

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou que, para garantir o abastecimento de água em Governador Valadares a empresa Samarco irá instalar, nesta a semana que se inicia, uma estação de tratamento de água móvel. Duas estações de tratamento que não estavam em funcionamento serão reativadas para captar água dos rios Suassuí Pequeno e Suassuí Grande.

“A estação móvel chega amanhã ao município e a as duas estações que estão sendo reativadas passam a funcionar uma na terça-feira e outra na sexta-feira da próxima semana, para garantir o abastecimento de água aos carros-pipas que estão sendo utilizados aqui no município”, explicou Occhi.

O ministro e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, estiveram novamente neste sábado (14) em Governador Valadares.

Eles participaram de reunião com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, com a prefeita do município Elisa Costa, com as defesas civis municipal e estadual e com o diretor da Samarco, Mauri de Souza Júnior.

Segundo Pimentel, um laudo de análise comprovou que a água do Rio Doce poderá ser consumida após tratamento adequado.

“Laudos apontam a possibilidade de voltar a utilizar a água após tratamento, com grau de portabilidade assegurado, o que significa que, aos poucos, poderemos regularizar a situação. Mesmo assim não vamos abrir mão das medidas emergenciais como os carros-pipa, as adutoras de engate rápido e o abastecimento alternativo com as duas estações reativadas”, ressaltou.

Occhi destacou também que na próxima segunda-feira (16) estará no Espírito Santo para discutir com o governador Paulo Hartung a situação do abastecimento de água e outras ações no Estado.

A Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração Nacional, está coordenando as ações emergenciais juntamente com o governo do Estado, prefeituras, Samarco e outros órgãos federais para garantir o socorro e assistência à população atingida e restabelecimento de serviços, como o abastecimento de água.

Comitê de Gestão 

Na próxima segunda-feira (16), será realizada em Brasília a primeira reunião do Comitê de  Gestão e Avaliação de Respostas ao desastre ocorrido nas barragens do Fundão e de Santarém no Município de Mariana (MG) e suas repercussões na bacia do Rio Doce, atingindo o Estado do Espírito Santo.

Coordenado pela Casa Civil, o Comitê é composto pelos Ministérios da Integração Nacional, Justiça, Defesa, Minas e Energia, Meio Ambiente, Cultura e Advocacia-Geral da União e poderá, ainda, contar com representantes dos governos dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, dos Ministérios Públicos Estaduais e do Ministério Público Federal.

O objetivo do Comitê é acompanhar as ações de socorro, assistência, reestabelecimento de serviços essenciais afetados, recuperação de ecossistemas e de reconstrução decorrentes do desastre.

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional