fbpx

Ações de prevenção do câncer de próstata

 

 

A Rede Municipal de Saúde do Município realiza durante este mês a campanha de prevenção do câncer de próstata, conhecida mundialmente como Novembro Azul. Em Vitória da Conquista, o tema escolhido para este ano foi “Um toque de prevenção é essencial”, para estimular a detecção precoce da doença.

As ações acontecem nas unidades de saúde, com uma programação dedicada ao público masculino. São ofertados exames, palestras, atualização do cartão de vacinação e atividades físicas. Além das unidades, as atividades também acontecem em empresas que tenham grande concentração masculina.

Na última semana, a Equipe de Saúde Lagoa das Flores II, acompanhada pela Coordenação de Imunização e do Centro Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) visitaram a empresa Engeflex, localizada no Centro Industrial. Com aproximadamente 250 homens, a empresa convidou a Prefeitura para participar da Semana de Prevenção.

“Buscamos uma programação voltada para o público masculino, com ações voltadas para os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças”, explicou o  técnico da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da empresa, Isac Nunes. E a atividade foi aprovada pelos trabalhadores.

Durante a ação, a enfermeira Julieide Rosa lembrou a importância da população masculina estar atenta à saúde de modo geral. “Buscamos neste momento falar não só de próstata, mas também de outras doenças que acometem esse público, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, comentou Julieide.