fbpx

Bolsa Família começa a ser pago nesta terça-feira (17)

Programa repassa em novembro R$ 2,2 bilhões para complementar a
renda de 13,8 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza

 A partir desta terça-feira (17), cerca de 13,8 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza começam a receber a complementação de renda do programa Bolsa Família. O pagamento em novembro vai até dia 30. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está repassando R$ 2,2 bilhões aos beneficiários.

Para saber o dia em que o recurso estará disponível para saque, o beneficiário precisa observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no seu cartão. Para cada final, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família poderá fazer a retirada do dinheiro. O valor fica disponível para saque por 90 dias.

Antecipação – Em seis municípios do Paraná e 64 do Rio Grande do Sul, todas as famílias beneficiárias do programa podem sacar o benefício de novembro nesta terça-feira (17), independentemente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. A medida válida no mês passado e em novembro tem o objetivo de amenizar a situação enfrentada nas cidades atingidas por fortes chuvas.Minas Gerais – O pagamento do benefício também foi antecipado em Mariana (MG). Todos os beneficiários poderão fazer o saque no primeiro dia do pagamento. A iniciativa atende principalmente à população dos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo que sofrem com o rompimento de barragens de mineração, que lançou uma onda de lama sobre as localidades.

A ação em Mariana também valerá para o pagamento de dezembro. No mês que vem, todas as famílias beneficiárias poderão sacar o recurso do Bolsa Família a partir do dia 10. Nestas localidades, o beneficiário que tiver perdido o cartão de saque ou os documentos poderá ir ao setor do Bolsa Família e solicitar a Declaração Especial de Pagamento. Com esse documento, que tem validade de 60 dias, basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para retirar o dinheiro.