fbpx

Cetas participa de operação do Ministério Público da Bahia

 

 

Entre os dias 16 e 28 de novembro, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) participou da operação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada pelo Ministério Público da Bahia e Comitês da Bacia do Rio São Francisco e do Rio Paraguaçu.

A ação, que foi acompanhada pelo coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo, contou com diversos órgãos federais e estaduais nas cidades do Oeste da Bahia: Cocos, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Correntina, São Félix do Coribe. O objetivo foi preservar o meio ambiente, tendo como resultado a apreensão de 710 animais silvestres que estavam em posse de supostos traficantes.

Dos animais resgatados, 260 vieram para Vitória da Conquista e estão sob os cuidados do Cetas. São em sua maioria filhotes de papagaios. Os demais, tucanos, veados, macaco e outras aves. “Os animais foram encontrados em uma condição péssima, em um local sem ventilação, estavam subalimentados. Uma  situação triste”, contou Aderbal.

No Cetas, estes animais ganharão uma nova chance de sobrevivência e alguns poderão retornar à natureza após o tratamento.