fbpx

Direitos violados: CREAS oferece atendimento

 

Creas oferece atendimento psicossocial e jurídico a pessoas que tiveram direitos violados

 

creas-central

O serviço atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, com ou sem deficiência

Com suas novas instalações*, que serão entregues pela Prefeitura nessa sexta-feira, 4, às 16h, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) terá condições de oferecer um atendimento ainda mais eficiente ao vasto e heterogêneo público pelo qual é responsável – qualquer pessoa (crianças, adolescentes, adultos, idosos, com ou sem deficiência) que tenha vivenciado situações de ameaça ou violação de direitos devido a abandono, violência física, psicológica ou sexual.

O serviço existe desde 2008, quando, por conta da reorganização da política de assistência social no município, houve a ampliação da antiga iniciativa que funcionava com o nome de Programa Sentinela e se restringia ao público infantojuvenil. De lá para cá, cerca de 2.030 pessoas foram atendidas. A predominância é de crianças e adolescentes, responsáveis por aproximadamente 56% desse público. O restante se divide em idosos e outras pessoas que passaram pela equipe e, pela natureza de suas demandas, foram encaminhadas a outros serviços.

Embora haja pessoas que vão ao Creas de forma espontânea, a maioria chega lá após ter passado, antes, por órgãos como o Ministério Público, os conselhos de defesa de direitos, o Disque-100, etc. O Creas recebe qualquer pessoa que tenha tido seus direitos violados. O atendimento oferecido é de caráter psicossocial e jurídico, e não se limita à vítima: estende-se também aos seus familiares, prezando pela prevenção, pelo combate e pelo enfrentamento da violência.

As pessoas que vão ao Creas, inicialmente, têm sua situação analisada de forma criteriosa pela equipe. Numa etapa posterior, elas passam a ter acesso aos programas, serviços e benefícios presentes na política de assistência social e em outras políticas públicas do município.

A nova sede do Creas fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 700, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h.  Para entrar em contato, ligue para (77) 3422-8200. O Creas também está presente no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescentes, com o telefone (77) 3425-3974.

* A sede definitiva do Creas está localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, ao lado da Casa de Acolhimento.