fbpx

PMVC presta homenagem a David Capristano Filho

 

David Capistrano Filho, um amigo de Vitória da Conquista

SC2_2511c

“Só me sinto homem, radicalmente distinto de todos os animais, na condição de amigo. A mais alta e a mais dignificante das condições: amigo. E comuna. Amigo, amigo-comuna, comunas” (David Capistrano, março de 1966).

Há 15 anos, no dia 10 de novembro, falecia o pernambucano, médico sanitarista e ex-prefeito de Santos, David Capistrano Filho, que foi uns dos mais importantes articuladores para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e que, em Vitória da Conquista, ajudou a organizar a saúde local com a implantação definitiva do SUS no Município.

“David merece ser lembrado como militante da política, um militante da saúde, desde os primórdios da criação do SUS. Um amigo de Vitória da Conquista que esteve aqui nos ajudando a implantar serviços como o antigo Centro de Referência de DST-Aids, hoje o Centro de Atenção e Apoio a Vida Dr. David Capistrano (Caav), o Centro de Estudos e Atenção à Dependências Químicas (Cead) e o Programa de Saúde da Família”, lembrou o prefeito Guilherme Menezes.

Para reverenciar David, na manhã desta quarta-feira, 9, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou um momento de rememorar suas conquistas e sua passagem pelo município, entre os anos 1997 e 1999, durante um café da manhã, com secretários de governo e servidores da Rede Municipal de Saúde.

A bioquímica do Caav, Tereza Morais, que teve a oportunidade de conhecer David e participar da implantação do serviço, lembrou a importância legado deixado pelo médico para o SUS e, principalmente, a importância dele para Vitória da Conquista. “Graças a David, hoje temos um serviço que é  referência nacional no combate a aids, premiado e que, há sete anos, não permite que nenhuma criança nasça com HIV. Nós agradecemos a David por ter nos ajudado na implantação deste importante serviço”, comentou.

O secretário de Governo, Edwaldo Alves, que conheceu David de perto, ainda na cidade de Santos, lembrou de David como grande político, que seguiu os passos dos pais revolucionários, David Capistrano e Maria Augusta, e da sua importância em 1997. “Que bom que Vitória da Conquista contou com a assessoria de David para construção do SUS municipal e que bom que ele encontrou aqui vontade política para tornar reais as suas propostas”, enfatizou.

SC2_2512c