fbpx

Secretaria quer maior participação dos pais nas escolas

O Governo do Estado está estimulando, cada vez mais, a participação dos pais na vida escolar dos filhos e nas escolas. Após realizar a eleição do colegiado escolar, composto por representantes dos pais, estudantes, professores e funcionários, a perspectiva da Secretaria da Educação é promover uma maior integração família-escola, para que os pais possam contribuir com a gestão democrática e participativa e, consequentemente, para a melhoria da educação.

O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação, José Sérgio Carvalho, acredita que o processo participativo é algo necessário e que deve ser constante. “A nossa meta é intensificar a integração dos pais no colegiado escolar nas comunidades e escolas onde ainda não temos uma participação ativa. É um exercício cotidiano e que nós vamos continuar fazendo ao longo de 2016, no sentido de estimular a participação de todos”, ressaltou.

Para o superintendente, o colegiado escolar é um instrumento extremamente importante. “Ele pode influenciar e acompanhar administrativamente a gestão dos recursos financeiros da escola e, juntamente com a direção, definir prioridades de investimentos, melhorias e acompanhar a execução de ações”, afirmou, ressaltando que as contribuições também podem ser feitas no campo pedagógico, na avaliação dos projetos desenvolvidos. “Os pais, alunos, funcionários e professores têm uma visão sobre a escola e é importante que eles sejam consultados para que contribuam no avanço da unidade escolar”.

Atenaldo Cerqueira Silva é representante de pais no Colegiado Escolar do Centro Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. Ele diz que vai motivar outros pais a se comprometerem mais com a vida escolar de seus filhos e, ao mesmo tempo, a participarem de forma mais intensa das decisões escolares. “Além de poder contribuir mais diretamente, por exemplo, com a fiscalização, para que não haja desperdícios, estarei mais participativo na vida escolar do meu filho. Minha expectativa é a de que, juntos, iremos melhorar ainda mais a educação na unidade escolar”, comentou.