fbpx

Sorteadas mais de 11 mil vagas da Educação Profissional

Foto: Suâmi Dias / Educação BA
O sorteio eletrônico da educação profissional foi realizado nesta quarta-feira (20), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. São oferecidas mais de 11 mil vagas para o ano letivo de 2016, em 37 cursos técnicos de nível médio, distribuídos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, de 62 municípios baianos.
Para saber se foi contemplado, o candidato deve realizar a consulta, com o número do CPF, no Portal da Educação. O sorteio foi acompanhado pela promotora de Justiça Maria Pilar Menezes, do Ministério Público da Bahia, e pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Sérgio Guerra.
Márcia Santana de Jesus, 23 anos, foi uma das contempladas para o curso técnico em Secretaria Escolar, no Ceep em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, na capital baiana. “Estou muito surpresa com o resultado porque esta é uma grande oportunidade de me qualificar e ingressar no mundo do trabalho”, comemora a ex-estudante da rede estadual, que concluiu o ensino médio em 2010.
Para Lucimara Bastos Santos, 22, que também foi beneficiada de forma aleatória no sorteio, esta chance veio no momento certo. “Estou desde 2011 tentando passar no vestibular para o curso de Nutrição e fazer o curso técnico em Alimentos vai ser um diferencial na minha carreira, pois, a partir dele, poderei ingressar no mercado de trabalho. Além disso, também vai me proporcionar uma base para quando eu estiver futuramente na universidade cursando Nutrição”, destaca Lucimara, que vai estudar no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, localizado em Salvador.
Matrícula 
A matrícula ocorre de 25 a 27 de janeiro, no Centro de Educação Profissional ou anexo para os quais os alunos foram contemplados. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar originais e cópias do CPF, do Histórico Escolar, da cédula de identidade (RG) e do comprovante de residência. O candidato que optou, na inscrição, pelo rendimento escolar, deve apresentar documento que comprove a veracidade da média final declarada. As aulas começam no dia 15 de fevereiro.