fbpx

Cidadania aos moradores em situação de rua

 

Centro Pop Adulto garante cidadania aos moradores em situação de rua

 

Dá para sentir o clima de satisfação que preenche a casa de Sebastião de Jesus e de Júlia Marinho. O casal está na lista dos 28 beneficiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, por meio do trabalho realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social à População em Situação de Rua (Centro Pop Adulto).

Graças a isso, Seu Sebastião, que vivia em situação de rua há 14  anos viu sua vida transformada. Ele também recebe o auxílio do Bolsa Família e agora vai realizar mais um sonho – aprender a ler e escrever. Ele é um dos 22 inscritos no programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal que garante o acesso à educação.

Para Sebastião, o trabalho cotidiano realizado pelo Centro Pop Adulto faz com que a pessoa consiga dar um passo de cada vez para sua ressocialização.

E esse é o maior objetivo do serviço, segundo a coordenadora Sueli Braga – resgatar a cidadania dessa população. “Estamos à disposição, mas a vinda dessas pessoas tem que ser de forma voluntária. Aqui o trabalho é na base da afetividade, do vínculo e da garantia de direitos”, ressalta Sueli.

Promoção de direitos – Gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro Pop vem, desde 2011, inserindo a população em situação de rua nos programas sociais, além de oferecer atendimento psicossocial e encaminhamentos para a rede intersetorial.

O serviço tem três equipes de abordagem que lidam diretamente na rua, além dos atendimentos aos migrantes com doação de passagens e o acompanhamento aos contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida. Ao todo, 86 pessoas são acompanhadas pelo Centro.

O Centro Pop Adulto tem também parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e encaminha essas pessoas para cursos profissionalizantes, além das oficinas e palestras oferecidas no próprio local. O Centro Pop Adulto funciona na Avenida João Pessoa, nº 433, Centro, e o telefone para contato é (77) 3422-7246.