fbpx

Estudantes da rede estadual ressaltam valor da escola pública

                                                                                      Foto Ascom Educação

A escola pública é um bem de todos. É com este sentimento que os estudantes da rede estadual de ensino estão participando da campanha ‘Eu amo a escola pública’, do Governo do Estado. Os alunos reconhecem as escolas estaduais como espaço de ensino e de aprendizagem, de construção da cidadania e que precisa ser cuidado por todos.

Aluna do 1º ano do Curso Técnico de Administração, Iasmim Sampaio, 15 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (Ceep), diz que existem muitos estereótipos sobre o que é público e ressalta a necessidade de abolir qualquer tipo de preconceito ou discriminação. “A minha escola proporciona um ambiente de muito aprendizado. Temos que acabar com essa história de que por ser pública, [a escola] não é boa”.

 Já a estudante do 9º ano, Geiciara Tailane dos Santos, 14, da Escola Professora Candolina – Classe VII, destaca os vários aprendizados que a escola pública, onde ela estuda, tem lhe proporcionado. “Aqui eu não aprendi só a ler a escrever. A escola também nos ensina a viver, sendo fundamental para o nosso aprendizado para a vida. Por isso é importante valorizar”, afirma.

 Inserção cidadã

Ricardo Cabral, 18 anos, que está concluindo o curso técnico, no Ceep em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, destaca que está saindo preparado para a inserção cidadã no mundo do trabalho e que a escola pública marca uma trajetória importante e inesquecível para sua vida. “A escola é o local onde ampliamos habilidades, conhecemos novas pessoas, nos desenvolvemos socialmente. Aqui sou acolhido, e talvez esse seja o maior motivo de amar a minha escola”.

Lançada na abertura oficial do ano letivo na rede estadual de ensino pelo governador Rui Costa, a campanha integra o programa ‘Educar paraTransformar-Um Pacto pela Educação, que visa à formação de uma rede de parceria pela melhoria da educação pública na Bahia.