fbpx

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrições

Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio

Na primeira fase da OBMEP, o estudante precisa resolver 20 questões objetivas (múltipla escolha)

Escolas públicas de todo o país podem inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições começam nesta segunda-feira (22) e vão até o 1º de abril, no site da competição.

O processo de seleção dos estudantes tem duas fases: a primeira será no dia 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro. Serão premiados 6,5 mil alunos (500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze) e concedidas cerca de 46 mil menções honrosas.

Os medalhistas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e o aluno com participação regular no PIC tem direito à bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a olimpíada tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática. Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase.

De acordo com o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a olimpíada tem sido instrumento extraordinário para a descoberta e o estímulo de talentos, em um país com baixo desempenho em matemática na comparação com outras nações.

“Em muitas escolas e municípios em todo o país, ela [olimpíada] vem ajudando a mudar a cultura em torno da matemática, estimulando professores a ensinar e os alunos a aprender a disciplina de modo muito mais motivador e ajudando a conectar a mesma com a experiência diária”, disse. “O ensino de matemática proporcionado na maioria das salas de aula no nosso País é muito deficiente, rotineiro e desmotivante para o aluno”, avaliou.

Viana destacou a competição tem oferecido oportunidades únicas para muitos estudantes Brasil afora. “O aluno Sandoel de Brito Vieira, de Cocal do Alves, Piauí, medalhista da OBMEP acaba de ser admitido no programa de doutorado no Impa. O sonho dele é ser pesquisador em matemática e ele está a caminho de realizá-lo”, citou.

A competição

Na primeira fase da OBMEP, o estudante precisa resolver 20 questões objetivas (múltipla escolha). A escola participante corrige as provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação do evento.

Os alunos com melhor pontuação são classificados para a segunda fase. Nessa etapa, precisam resolver seis questões dissertativas e expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Na segunda fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo Impa.

Professores, escolas e secretarias de educação de municípios de medalhistas também ganham prêmios. Os critérios utilizados nas premiações podem ser consultados no site do evento.

A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Em Vitória da Conquista aluno bi-campeão do CPM é homenageado pela Câmara

Gabriel Reis Rocha, de 12 anos de idade, aluno do Colégio Estadual da Polícia Militar de Vitória da Conquista (CPM) foi homenageado pela moção e aplauso nº 293/2015, de autoria do vereador Fernando Vasconcelos (PT), por mais uma conquista nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Gabriel Reis

Gabriel Reis

Gabriel ganhou, pela segunda vez, a medalha de ouro da OBMEP, sendo a primeira no ano de 2013, sendo na oportunidade, o aluno mais novo de todo o país a ser premiado com a medalha de ouro. “Eu agradeço a Deus e a minha família por todo o apoio. Agradeço também a escola aos professores pois sem eles nada disso seria possível”, falou.

Major Medeiros

Major Medeiros

O Diretor do Colégio Militar, Major Medeiros, agradeceu pela homenagem “pois é um momento importante para nossa cidade por esse destaque na educação, pois toda comunidade que evoluiu o faz através da educação”.