fbpx

1ª Igreja Batista Bíblica comemora 116 anos

1ª Igreja Batista de Conquista comemora 116 anos de existência

Programação acontece nos dias 04, 05 e 06 de março. A entrada é franca

A Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista (PIBBVC) realiza série de conferências nos dias 04, 05 e 06 de março, agradecendo a Deus pelos 116 anos de existência. O preletor será o Pastor Isaías Alexandria Costa da Igreja Batista de Brotas em Salvador. Grupos musicais e corais da PIBBVC participam da programação.

Nesse ano a PIBBVC também está comemorando 50 anos de inauguração do Templo atual. Sendo assim, estão sendo convidadas todas as pessoas que trabalharam na construção do Templo para uma singela homenagem, no domingo pela manhã.

Nos dias 04, sexta-feira, e 05, sábado, o culto começa às 19h30. No dia 06, domingo, às 10h15 e às 19h. A PIBBVC está localizada na Praça Caixeiros Viajantes, no centro de Vitória da Conquista. A entrada é franca.

Para quem não pode se deslocar até o Templo, os cultos são transmitidos ao vivo pela internet, através do site www.pibbvc.com.br. Outra opção é a transmissão pela Rádio Melodia FM 87,9, aos domingos pela manhã.

Tudo começou com uma Bíblia

         A Igreja foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900 por Tertuliano da Silva Gusmão. Ele construiu uma casa de adobe na Fazenda Felícia, de sua propriedade. No registro histórico lemos que Tertuliano era fazendeiro e também comerciante de gado. Ao viajar para comercializar o rebanho, protegeu um jovem que estava sendo perseguido por causa do evangelho. Agradecido, na hora de ir embora, o jovem presenteou Tertuliano com uma Bíblia. Ao retornar à Conquista, leu o livro com sua família atraindo parentes e amigos. Esse grupo de pessoas reconheceu que a Bíblia é a Palavra de Deus e entregou a vida a Jesus. “Buscaram a Deus em Sua Palavra e O acharam”.

         O primeiro pastor foi Antônio Theóphilo de Queiroz, genro de Tertuliano, e que foi preparado para o ministério pelo missionário americano Zacarias Taylor. Em seguida foi inaugurado um pequeno templo na área urbana. Os crentes primitivos em nossa cidade sofreram duras perseguições, como apedrejamentos. Entretanto, resistiram firmes na fé. No ano de 1928, foi inaugurado o terceiro templo, na praça dois de julho, atual Praça Caixeiros Viajantes. Esse templo foi demolido no final dos anos 50, para a construção do atual, inaugurado em 1966, no ministério do Pastor Gérson Rocha.

         Hoje a igreja tem 930 membros. Está no sustento de 35 trabalhos missionários espalhados pelo Brasil e mundo afora. São cinco congregações, vários pontos de pregação na zona rural, evangelização nas escolas e os cultos transmitidos ao vivo pela internet e por uma emissora de rádio na cidade. O Pastor José Infante Júnior é o atual presidente, tendo como auxiliares o Pastor Vitor Ferreira e Silva e o Pastor Sidney Siqueira.