fbpx

Maria Emília é sepultada em Vitória da Conquista

O corpo da empresária e economista Maria Emília Caminha de Castro foi sepultado às 17 horas, desta segunda-feira (14). A cerimônia ocorreu no Cemitério Parque da Cidade e reuniu familiares, ex-colegas de Rádio e empresários locais.

Irmãos e sobrinhos de Maria Emília vieram de Salvador e Rio de Janeiro, onde moram para se despedir da diretora da Rádio Clube de Conquista. Unidos a família da empresária, os amigos conquistenses acompanharam o sepultamento em um grande silêncio, quebrado apenas pelo som das palmas durante a decida do caixão.

Na mensagem de despedida, lida pela família, foi exaltado o espírito aguerrido de uma mulher reconhecidamente a frente de seu tempo. “Ela pode ter perdido a batalha, mas não se entregou em momento nenhum”, dizia o trecho final da homenagem.

Além da direção da Rádio Clube, que ocupou até os últimos momentos de saúde, Maria Emília foi secretária municipal de Finanças de Vitória da Conquista no governo Raul Ferraz; diretora financeira da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), na gestão José Pedral; diretora financeira da Uesb, durante a gestão da Reitora Valquíria Albuquerque; e coordenadora do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativa (Surte).

Desde o início da manhã desta segunda-feira (14), o Salão da Pax Nacional, em Vitória da Conquista, está recebendo um grande número de pessoas para o velório da empresária e economista Maria Emília Caminha de Castro. São amigos e admiradores que querem prestar as últimas homenagens à diretora e apresentadora da Rádio Clube.

A história de dona Emília se mistura com a do Rádio conquistense. Nascida em 1952, ano de fundação da Rádio Clube de Conquista (primeira Rádio de Vitória da Conquista), Maria Emília sempre se interessou pelo universo radiofônico. O envolvimento era tamanho, que, quando passou a administrar as três Rádios da família (96 FM, Rádio Clube de Conquista e Rádio Cidade), imprimiu sua marca, com a programação de linguagem leve, informativa e boa qualidade musical.

Seu jeito simples também cativava quem passava pela Rádio. Através dos microfones da Rádio Clube, muitos amigos foram feitos, sejam eles patrocinadores ou entrevistados. Mas o seu coração reservava maior espaço para seus funcionários, que eram tratados como filhos.

Dois deles, Sindy Santos e Maciel Junior, estiveram no velório de dona Emília para despedirem-se daquela que consideram uma mãe. “Perdi alguém muito especial em minha vida. Perdi, não uma patroa, não a diretora Maria Emília Caminha de Castro. Perdi uma amiga, um anjo, uma mãe. Costumava dizer que ela e minha mãe biológica dividiam o prazer de ter a mesma filha”, declarou Sindy, completando que Maria Emília era “uma mulher guerreira, batalhadora e que nunca mediu esforços para ajudar quem quer que fosse”.

Maciel, que por anos trabalhou na Rádio Clube ao lado de seu pai (Edson Maciel), também lembrou a forma maternal que Maria Emília tratava quem estava ao seu lado. “Minha eterna gratidão por tudo que ela fez na minha vida pessoal, sendo responsável por boa parte da construção do nosso apartamento, madrinha de casamento e de batismo de João Maciel [filho do radialista]; fundamental no dia em que pedi a mão de Maisa em casamento em um jantar de família. Ela presente, praticamente intimou o meu sogro (bons tempos)”.

Prefeitura emite nota de pesar pela morte de Maria Emília

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista também lamentou a morte da empresária e economista Maria Emília Caminha de Castro. Emília foi secretária municipal de Finanças de Vitória da Conquista, no governo Raul Ferraz, e diretora financeira da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), na gestão José Pedral.

Confira a nota:

A Prefeitura de Vitória da Conquista manifesta pesar pelo falecimento da senhora Maria Emília Caminha de Castro, aos 64 anos, nesta segunda-feira, 14 de março. Economista e empresária da área comunicação, Maria Emília ocupou cargos importantes na Prefeitura e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e atualmente era diretora da Rádio Clube de Conquista.

O velório acontece na PAX Nacional, ao lado da Capelinha do Hospital São Vicente. O sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira, 14, às 17h, no cemitério Parque da Cidade.

Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com familiares e amigos.

Câmara de Vereadores e OAB lamentam morte de Maria Emília

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção BVitória da Conquista divulgaram nota de pesar pela morte da empresária e economista, diretora da Rádio Clube de Conquista, Maria Emília Caminha de Castro. Dona Emília, faleceu na madrugada desta segunda-feira (14) vítima de um câncer, aos 64 anos de idade.

“Neste momento de dor, o presidente da CMVC, Gilzete Moreira (PSB), em nome de toda a Mesa Diretora e demais colegas, presta condolências e se solidariza com os familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda”, declarou o comunicado da Câmara Municipal.

Já a OAB Conquista destacou o posicionamento firme da diretora da Rádio Clube nos assuntos pertinentes à sociedade conquistense. “Maria Emília, de jeito simples e carinhoso, com posições firmes e coerentes, sempre colocou sua intelectualidade a serviço da sociedade conquistense, pelo que seu passamento se constitui em uma grande perda para imprensa baiana e principalmente para nossa comunidade”.

O corpo está sendo velado no Salão da Pax Nacional – ao lado da Capela do Hospital São Vicente. O sepultamento será no Cemitério Parques da Cidade às margens da estrada Conquista-Itambé, às 17 horas.