fbpx

Vereador denuncia roubo de água

 

Florisvaldo denuncia: “Estão roubando água da população de Vitória da Conquista para irrigação”

Florisvaldo Bittencourt

Na sessão, desta sexta-feira (18), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), Líder da Bancada de Governo, relatou denúncia feita pelo gerente local da Embasa, Álvaro Aguiar. “Os fazendeiros, da Barra do Choça, estão instalando bombas superpotentes e estão extraindo a água do rio [Catolé]. E, pasmem os senhores, às vezes duas, três vezes ao dia o rio seca, em virtude das bombas”, denunciou. Segundo o edil, a água captada é utilizada na irrigação de lavouras de milho e abóbora. Ele soube do problema em encontro do Ministério Público, no qual representou a Câmara.

Para Florisvaldo, o mais grave é que falta fiscalização. “O órgão responsável por fiscalizar isso é o Inema [Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos]. E o Inema não está fiscalizando”, falou e questionou: “O que é a potência de uma bomba a ponto de secar o leito de um rio duas, três vezes ao dia?”. Segundo o parlamentar, a Embasa tem enfrentado problemas por isso, como a quebra de sua bomba pelo nível baixo da água. Bittencourt afirmou que enviará requerimento cobrando uma posição do Inema e, sobretudo, fiscalização permanente. “Diante do cálculo feito pela Embasa a água desviada para irrigação, o volume é maior que todo o abastecimento de Vitória da Conquista, ou seja, estão roubando a água da população de Vitória da Conquista”, disse.

Ele explicou que a Embasa tentou fiscalizar, mas foi impedida pela instalação de cancelas e seguranças dos fazendeiros. “Só quem tem o poder de entrar livremente, sem ordem judicial, é o Inema. E o Inema tem se omitido”, detalhou. Ele sugeriu a realização de blitz, ao menos duas vezes por semana. “Isso é um crime ambiental gravíssimo. Isso é um crime contra a coletividade. É um crime que pode por em risco o abastecimento, não só de Vitória da Conquista, como de toda a região”, advertiu.

Ele alertou para a necessidade de divulgar o problema. “É importante que toda a população de Vitória da Conquista saiba que nós estamos sendo roubados por fazendeiros, criminosos, que estão tirando a água do leito do rio que abastece nossa cidade”, falou. O parlamentar afirmou que a Câmara irá acompanhar a denúncia e pediu um posicionamento do Inema.

Agenda política – Em sua fala, Florisvaldo Bittencourt defendeu as investigações sobre os casos de corrupção, mas que seja feito de uma forma aberta e ampla, sem parcialidade. Ele criticou o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto que suspendeu a nomeação do ex-presidente Lula ao cargo de ministro da Casa Civil. “Nada mais é um agente político do PSDB”, disse. Para ele, estão acobertando o PSDB e criminalizando o seu partido. Texto e foto: Ascom Camaravc