fbpx

Boas práticas de gestão reconhecidas em premiação

Seis empresas da Bahia estão na disputa pelo prêmio:

Cooeduc (Educação), Estrela Medicina Laboratorial (Saúde), lanchonete e Restaurante Tedesco (Turismo), Ledquadros El (Indústria), Satelellite (Serviços), Xyztemas (Tecnologia da Informação).

Empresários de todas as regiões do País estarão em Brasília, no dia 13 de abril, para a cerimônia de premiação nacional do MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Ao todo, 98 ganhadoras estaduais concorrem ao título de vencedora nacional em uma das oito categorias e dois destaques. Para chegar à fase final, cada candidata teve a qualidade da gestão e a capacidade inovadora avaliadas de forma criteriosa.  As dez campeãs nacionais participarão de missão técnica no Brasil. A cerimônia será realizada no Centro de Eventos Brasil 21, às 10h.

As finalistas concorreram com 65,7 mil micro e pequenas empresas que se candidataram ao MPE Brasil 2015. O número supera em 29% a quantidade de participantes de 2014. O maior Prêmio nacional que oferta de forma gratuita um diagnóstico de gestão as micro e pequenas empresas é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). As micro e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destaca que a premiação é o reconhecimento do esforço da empresa de avaliar suas práticas e de buscar a melhoria da gestão. “A premiação é o encerramento de um ciclo de trabalho que se inicia com a avaliação da maturidade da empresa, passa por um diagnóstico para aprimorar os processos internos e é selado com a comprovação de uma gestão com o aumento da qualidade, produtividade e da competitividade”, ressalta Afif.

 

Para o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal, as micro e pequenas empresas são um elo importante na cadeia produtiva brasileira e não devem ficar de fora das premissas adotadas pelas grandes corporações. “Implantar modelos de gestão, estabelecer propósitos e valores comuns, preservar e vislumbrar o futuro, apoiar a educação, a inovação são alguns conceitos defendidos pelo Prêmio. E quem participa do MPE Brasil acaba sendo estimulado a exercer todas essas práticas sempre e, consequentemente, está melhor preparado para enfrentar os desafios do ambiente de negócios brasileiro”, afirma.

 

O presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins, acredita que o crescimento das micro e pequenas empresas e o empreendedorismo tendem a se fortalecer. “Como reflexo da crise política e econômica, temos presenciado de um lado, altos índices de  desemprego e, do outro, pessoas buscando novas formas de ganhar dinheiro. Acredito que esse movimento não é transitório e o rearranjo da economia será, cada vez mais, voltado ao empreendedorismo. A FNQ contribui por meio do Modelo de Excelência da Gestão, para que a gestão das micro e pequenas empresas que se iniciam possam se estruturar de forma eficaz, além de construir uma nova força de trabalho, mais sustentável e colaborativa”.

 

Inscrições abertas

As inscrições para o MPE Brasil 2016 estão abertas. Empresas de todo o Brasil podem participar em oito categorias: agronegócio, comércio, serviços de educação, indústria, serviços de saúde, serviços de tecnologia da informação , serviços de turismo, serviços e nos destaques de inovação e boas práticas de responsabilidade social. Para participar é necessário ter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal de atividade, possuir domicílio no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.

 

Critérios de avaliação

O Prêmio é mais do que um reconhecimento, ele incentiva empresários a adotarem ferramentas de gestão ao obter um diagnóstico gratuito do atual estágio da sua organização, com os pontos fortes e as necessárias melhorias nos seus processos de gestão. As empresas são avaliadas com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, base do questionário de autoavaliação.  Os pequenos negócios com melhor desempenho recebem visita de avaliadores voluntários capacitados e são submetidas a uma banca técnica.

Nesta edição, 53 empresas, distribuídas em todas as regiões do país, foram visitadas em 16 estados. O processo de avaliação envolve mais de mil avaliadores voluntários pelo Brasil, com mais de  mil horas de trabalho voluntário.

 

Participantes do MPE 2015

– O Estado de São Paulo teve o maior número de candidatas, com 15 mil empresas, seguido por Rio Grande do Sul (5 mil), Bahia (4,9 mil), Rio de Janeiro (4,4 mil) e Distrito Federal (3,7 mil).

– Por região: Sudeste (24.529), Nordeste (18.060), Sul (11.778), Centro-Oeste (7.170) e Norte (4.180).

– Entre os setores de atuação na economia, 48% das participantes são do Comércio, 26% da área de Serviços e 13% da Indústria. As demais organizações se dividem entre Turismo, Agronegócio, Educação, Saúde e Tecnologia da informação.

– Mais de metade dos gestores das empresas candidatas está na faixa etária entre 35 e 44 anos (56,48%). Posteriormente, aparecem os seguintes empreendedores: entre 25 e 34 anos (25,61%), acima de 55 anos (14,37%) e entre 18 e 24 anos (3,54%).

– 59% dos empreendedores são do público masculino, 41% são do feminino.

Acesse as inscrições www.premiompe.sebrae.com.br