fbpx

“Não há deficiência. Apenas limitação!” Iraildes na Tribuna Livre

 

Deficiente visual conta suas vitórias ao usar a Tribuna Livre da Câmara

A estudante de Letras Vernáculas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Iraíldes de Jesus Cunha, fez uso da Tribuna Livre na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa quarta (13). Ela iniciou seu pronunciamento agradecendo ao presidente da CMVC, vereador Gilzete Moreira (PSD) e a todos os presentes. Iraíldes disse que com muita alegria e honra, iria contar a sua história e “veja como Deus é maravilhoso em nossas vidas”. Afirmou que desde criança teve vontade de aprender o braille.

“Meu pai morava na zona rural, e dizia que não tinha condição. Ele tinha medo, uma certa insegurança de liberar uma filha deficiente visual para estudar na cidade”. Com 24 anos resolveu correr atrás daquilo que tinha vontade. “Conheci a Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE) que ajuda o deficiente a conhecer o braille, a ler e estudar. Com ajuda de uma psicóloga, ele me liberou para estudar. Entrei na rede regular em 2005 e aprendi o braille. Comecei a andar sozinha e foi muito bom. Tive que ir para São Paulo onde tenho irmãos e irmãs.

Estudei e parei por uma circunstância. Conheci o pai dos meus filhos e parei de estudar. Há três anos atrás voltei a estudar. Fiz o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o vestibular, a prova da Universidade Estadual do Sudoeste na Bahia (UESB) e passei em letras modernas. Com muita honra estou aqui. Não há deficiência, apenas uma limitação. Somos capazes para estudar, trabalhar, crescer e conseguir nossos objetivos. Tenho um casal de filhos lindos. Eles dizem sou a melhor mamãe do mundo pois mesmo cega faço todas as coisas. Estou lutando para vencer mais ainda. Não podemos parar. Não pare, não desista. Lute, persista, porque você vai conseguir. Deus abençoe”. Texto e foto: Ascom Camara VC.