fbpx

Não há registros de H1N1 em Vitória da Conquista

 

Apesar do número de pessoas internadas por conta de doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, até o momento, em Vitória da Conquista, não há nenhum caso confirmado laboratorialmente de gripe H1N1. Porém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, permanece vigilante quanto aos casos suspeitos, notificados nos serviços de saúde da cidade.

Até esta segunda-feira, 4, foram notificados 13 casos suspeitos, sendo 5 negativos e 1 inconclusivo. Os demais aguardam resultado.

Destes pacientes, 4 estão internados em hospitais da cidade. A paciente internada no Hospital Unimec encontra-se em isolamento, com máscara respiratória e barreira física. Ela está recebendo a assistência da equipe do hospital e de técnicos da Vigilância Epidemiológica, que seguem todo o protocolo para caso suspeito de H1N1.

Para prosseguir com o tratamento desta paciente, a Secretaria de Saúde já solicitou vaga no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

“Todas as pessoas com suspeita de H1N1 que foram internadas fizeram o teste que tem a capacidade de identificar vários tipos de vírus que causam a gripe. É importante lembrar que esta é uma doença de notificação compulsória. Ou seja, todos os serviços de saúde devem informar à Secretaria de Saúde os casos suspeitos”, esclarece a diretora de Vigilância à Saúde, Dalva Prates.

Em 2015, foram notificados 10 casos suspeitos e nenhum se confirmou.

Atendimento – Os pacientes com sintomas da H1N1 podem ser atendidos desde a Unidade de Saúde mais próxima de casa, até em unidades hospitalares, a depender do nível de comprometimento respiratório.

Em caso de necessidade de internamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a Prefeitura informa que a Central de Regulação de Leitos pode encaminhar os pacientes ao Hospital Regional de Vitória da Conquista ou outra unidade hospitalar que conte com UTI.