fbpx

Policias Militar e Civil são homenageadas na Câmara

 

As Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista foram homenageados durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). A audiência foi aprovada pelos 21 vereadores através do requerimento nº 11/2016, de autoria dos vereadores Gilzete Moreira (PSD), Fernando Vasconcelos (PT) e Hermínio Oliveira (PPS) e contou com a presença do Comandante Inácio de Lira do comando de Policiamento da Região Sudoeste; o subcomandante da PM Ivanildo Silva; delegado da CORPIM Cleber Rocha Andrade; o Tenente Wilson Teixeira; Major Selmo Luiz Sales; Tenente Sérgio Pessoa; a Procuradora do Município Luana Caetano, além de representantes dos três grupamentos.

Tenente Coronel Ivanildo Silva

Tenente Coronel Ivanildo Silva

Serviço à comunidade – O subcomandante  do comando de policiamento da Região Sudoeste, Ivanildo Silva disse que só tem a agradecer pela oportunidade de homenagear as corporações que “lutam e tentam fazer o melhor pela segurança de nossa cidade”. Ele lembrou que muitas vezes são incompreendidos, “mas continuamos no nosso trabalho”. Disse que os policiais militares, abnegados do seu trabalho, não se negam a servir a comunidade e “temos buscado o melhor para todos que estão conosco para a população que servimos. Só temos que agradecer por esse momento e estamos de portas abertas para a sociedade”.

Tenente Coronel Wilson Teixeira

Tenente Coronel Wilson Teixeira

Ensino, Formação e Capacitação de Policiais Militares – O Tenente Coronel Wilson Teixeira, comandante do 9° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) e nessa Audiência Pública representando a Instituição de Ensino do 9° BEIC e Colégio da Polícia Militar, agradeceu a CMVC, “a Casa do Povo por essa homenagem”. Wilson disse que o 9° BEIC é um “Batalhão de Ensino, Formação e Capacitação de Policiais Militares. Estamos procurando a cada dia dinamizar mais e otimizar o ensino assim como os instrumentos para que nossos Policiais Militares saiam bem formados. Dentre todos, o Batalhão de Conquista é o destaque número um. Parabenizo todos os comandantes que ali passaram”. Destacou que “essa excelência que procuramos transmitir aos nossos Policiais, lá na ponta vai refletir no cidadão que é merecedor do nosso trabalho”. Ressaltou que as Polícias estão fazendo o possível para prestar serviço de excelência. “Muito precisa ser feito para melhorar. Não depende somente de nós. Existe uma gama de coisas para que possamos melhorar e prestar um melhor serviço. Agradeço o elogio que recebemos hoje. Nós estamos de portas e braços abertos para toda comunidade conquistense e cidades circunvizinhas”.

Delegado Cleber Rocha Andrade

Delegado Cleber Rocha Andrade

Homenagem justa – O coordenador regional da 10ª COORPIN, delegado Cleber Rocha Andrade, afirmou que a homenagem é bastante significativa porque os vereadores autores da audiência, Gilzete Moreira, Fernando Jacaré e Hermínio Oliveira, sendo representantes do povo, proporcionam um reconhecimento amplo ao esforço dos diversos policiais que cuidam da segurança no município. “Essa homenagem é justa, merecida e muito grande”, falou. Segundo Cleber, a responsabilidade dos policiais homenageados será agora maior porque os obrigam a serem exemplos inspiradores para os demais colegas. O delegado ressaltou que as polícias que atuam em Conquistam se destacam, figurando entre as melhores da Bahia. Segundo ele, isso é fruto de um trabalho contínuo e colaborativo entre as corporações. Cleber sublinhou que o combate à criminalidade e a defesa social não são responsabilidades exclusivas de seu segmento, dependem do trabalho de outras esferas do governo. Para ele, as polícias vêm cumprindo o seu papel.

Major Selmo Luiz Sales

Major Selmo Luiz Sales

Evolução da Polícia – O Major Selmo Luiz Sales, representante da Polícia Rodoviária Estadual, lembrou que esse é um momento único: “A comunidade não tem ideia do quanto caminhamos”. Relatou a história de quando o seu sogro exercia a função de policial no município de Guanambi e da sua capacidade de agrupar os aspirantes. “Hoje estamos em uma realidade completamente diferente, com equipamentos, viaturas com GPS, armamento adequado e isso é o que nos dá o fortalecimento quanto instituição”, declarou. Para ele o companheirismo, a preocupação com o colega tem tornado a polícia mais forte, mais resistente. “Vitória da Conquista é diferente, ela acolhe o policial. O conselho de segurança ajuda a polícia com um relacionamento diferenciado”. Finalizou agradecendo a todos os policiais que desenvolvem um bom trabalho na cidade.

Tenente Coronel (BM), Sérgio Silva Pessoa

Tenente Coronel (BM), Sérgio Silva Pessoa

Honra estar atuando em Vitória da Conquista – O Tenente Coronel Bombeiro Militar (BM), Sérgio Silva Pessoa, Comandante do 7° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Vitória da Conquista, afirmou  ser uma honra estar atuando em Vitória da Conquista como Comandante do 7º GBM, “uma cidade com desenvolvimento social e urbano significativo. A segunda em renda per capita no Estado”. Para ele, “esse momento é ímpar, singular, único”. Afirmou que está no quarto comando, mas a primeira vez que participa de uma homenagem como essa. “É um combustível da maior importância para manutenção do nosso mister de vidas alheias salvar, seja no combate ao incêndio, nas operações de busca e salvamento, sejas nas operações aquáticas, e subaquáticas. Reconhecimento da sociedade aqui representada na Casa do Povo. Da maior importância para nós Militares e da Polícia Civil”. Acrescentou que ser bombeiro é um sacerdócio. “Agradeço a Deus, aos presentes e a pessoa do Presidente da CMVC pela iniciativa positiva. Nos faz caminhar com honra, alegria e dignidade”.

Coronel Inácio de Lira Júnior

Coronel Inácio de Lira Júnior

Momento de orgulho e satisfação – O coronel da PM, Inácio de Lira Júnior, destacou que poucas vezes a PM é lembrada para homenagens. “Normalmente somos chamados para justificar falhas individuais. Normalmente somos chamados para justificar erros do conjunto da sociedade. Dificilmente somos chamados para receber aplausos”, falou. O coronel frisou que é difícil ser policial numa sociedade cheia de contradições. Ele sublinhou que o segmento lida com a incongruência, por exemplo, de uma Constituição Federal de 1988 e um Código Penal da década de 1940, já defasado. Inácio fez um apanhado das ações da Polícia Militar em Vitória da Conquista, destacando a parceria com a Prefeitura Municipal e o reconhecimento da Câmara. Para ele, a audiência é um momento de orgulho e satisfação.

Luana Caetano

Luana Caetano

Parceria PMVC e Polícia – Luana Caetano, procuradora do município, representando o prefeito Municipal Guilherme Menezes, parabenizou a CMVC pela iniciativa e se disse surpresa ao ouvir dos representantes das polícias de que esse tipo de homenagem era coisa rara. “A prefeitura agradece parabeniza a polícia pelo trabalho realizado em nossa cidade e, acima de tudo pela dedicação”. Ela citou ainda trabalhos como ronda rural que atende seis distritos e tem objetivo de chegar aos 11 distritos, o ronda escolar, proerd, patrulhão da cidadania, dentre tantos outros que são realizados em parceria da Prefeitura e Polícia. “A PMVC sempre procurou estar lado a lado da polícia militar, seja na construção de módulos policiais, entrega de viaturas, reformas de centros comunitários, entre outras ações”. Por fim ela parabenizou cada membro da polícia pelo trabalho realizado.

Durante o evento teve apresentação da banda da polícia militar, poema recitado pela Subtenente Maria Alice de Santana, apresentações de vídeos das corporações, além de 67 homenageados que foram indicados pelas corporações pelos trabalhos realizados.