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Alunas da Fainor em Congresso na Argentina

Alunas da FAINOR farão apresentações sobre seus artigos em congresso internacional, na Argentina

Nossa comunidade acadêmica tem uma razão a mais para comemorar: a discente Keliene Souza, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, e a egressa Juliana Castro, do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, irão à Argentina, para participar ativamente do Cimode (Congresso Internacional de Moda e Design).

Em Buenos Aires, de 9 a 12 de maio de 2016, cada uma delas apresentará um painel sobre o artigo que produziu – uma em parceria com uma de suas professoras e a outra em conjunto com duas colegas – através do Projeto de Iniciação Científica da faculdade. A exposição digital será em inglês e a oral, em português.

Viés de ascensão

 O fato de a participação internacional acontecer apenas quatro meses depois de discentes e egressos da FAINOR ganharem três primeiros lugares na Campus Party – o maior evento de tecnologia do País – é mais um sinal do viés de ascensão da produção científica dos alunos da faculdade.

 

 

A instituição de ensino superior (IES), de acordo com sua Diretora de Ensino, Prof.ª Maria Auxiliadôra Cordeiro, tem incentivado toda a comunidade acadêmica a participar ativamente da iniciação científica, considerando sua importância na geração de novos conhecimentos. “Todos nós, da FAINOR, celebramos essa vitória de nossas discentes, mostrando o potencial dos cursos de Design de Moda e de Estética e Cosmética”, contou a docente-gestora.

Por sua vez, a Coordenadora do Curso de Design de Moda, Prof.ª Analívia Lessa, afirmou que a apresentação internacional cria ainda mais visibilidade para os cursos da instituição de ensino superior, além de estimular outros discentes a produzirem artigos dessa natureza. “São trabalhos que mostram que o curso de Design de Moda não trabalha só com a parte do glamour, mas tem a parte científica também”, observou a coordenadora. “A FAINOR está sempre criando novos editais para estimular a participação de alunos e docentes nos projetos de iniciação científica, para que possam dar cada vez mais contribuição à área acadêmica, e isso é fundamental”.

Já a Prof.ª Márcia Meira, Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética, destacou a maturidade acadêmica das discentes e contou que sente um enorme contentamento em ter podido contribuir com tais conquistas. “A dedicação e o comprometimento foram fatores fundamentais para essas alunas alcançarem este momento”, afirmou a docente. “Que elas conquistem cada vez mais sucesso”!

 

Moda e artesanato

Keliene Souza fez um artigo com uma de suas professoras, Rogéria Maciel. A discente contou que, no país vizinho, explicará que se trata de uma produção científica ancorada na cultura regional. “A gente buscou valorizar as técnicas artesanais, principalmente na região da cidade de Guanambi, enfatizando a importância delas na cultura”, explicou a aluna. “Vale ressaltar a importância do algodão na história da cidade e como os artesãos que usam essa matéria-prima podem influenciar na moda contemporânea”.

A docente, por sua vez, destacou a ideia da aluna, principalmente quanto à originalidade e à ligação com as raízes sociais. Segundo a Prof.ª Rogéria, a mãe, a avó e a tia-avó da Keliene trabalham há décadas com algodão, desde o plantio à tecelagem. “Houve um ponto de encontro nítido entre nós duas, além da atenção à pesquisa bibliográfica”, contou a professora. “É que, além de ser docente, sou artista plástica e, assim como a Keliene, nessa parte do meu trabalho eu também busco as minhas origens”.

 Moda e autoestima

 Já o outro artigo foi desenvolvido sob orientação do Prof. Alberto Marlon. Juliana juntou-se a Sandra Melo e Taissa Oliveira, ambas do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Elas estudaram a estética como alternativa na retomada da autoestima de pacientes em tratamento quimioterápico.

 

 

“A perda de cabelo em pacientes que passam por quimioterapia é algo bastante agressivo e pensamos em trazer o lenço como acessório, como adereço de cabelo, com cores e estampas escolhidas pelas próprias pacientes, criando uma identidade”, explicou Taissa. “É como se os lenços fossem uma parte das pacientes, como se fossem os cabelos delas”.

Estética e interatividade

Por sua vez, Juliana destacou a interatividade que o trabalho abre às mulheres em tratamento. “Nas oficinas, as próprias pacientes trabalham na escolha das cores das estamparias, além de terem dicas de maquiagem, como cuidar da pele e de sobrancelhas”, contou a discente. “Pretendemos também fazer um documentário sobre essas oficinas”.

 Já o Prof. Alberto Marlon contou que está experimentando uma imensa satisfação com o sucesso do trio que orientou e também da outra dupla de pesquisadoras. “São trabalhos que abrem portas em um dos alicerces do ensino superior, que é a pesquisa científica”, disse o Prof. Alberto Marlon. “Isso é muito bom, é uma das maiores recompensas para nós, docentes, porque estão gerando frutos e tendo reconhecimento internacional”.

Fotos (de cima para baixo): a discente Taissa Oliveira e a egressa Juliana Castro; a aluna Keliene Souza e o Prof. Alberto Marlon; as professoras Analívia Lessa e Márcia Meira; a Prof.ª Rogéria Maciel.

Texto e fotos: Ascom Fainor.